sábado, 13 de abril de 2013

A Vendetta em Portugal



É necessário que diga uma coisa antes de continuar: não sou, nunca fui e nunca serei uma pessoa que possa perfilhar valores sociais e económicos  de direita tal como eles se inscrevem desde há muitas décadas na europa, incluindo Portugal.  Fui sempre, desde que me lembro e tenho consciência política, uma pessoa com valores de esquerda, mas de uma esquerda não conotada partidariamente, uma esquerda humanista e com valores cristãos.

As minhas origens sociais, o meu passado, a minha formação humana e cultural, a minha família, a minha visão do mundo e da sociedade não se coadunam  nem quadram com cosmovisões de direita. Já o disse noutro fórum: vivi 20 anos da minha vida sob uma ditadura de direita nacionalista que muitos designavam fascista, mesmo se este epíteto era exagerado até do ponto de vista do próprio regime que nunca incorporou plenamente essa ideologia ainda que lhe tenha aproveitado algumas ideias peregrinas que colocou em prática. Parte da minha família também viveu e sofreu debaixo do poder descricionário e bestial que o regime delegava na  PIDE para combater os que se lhe opunham. Assisti, como observador de tenra idade, à luta dos trabalhadores do alentejo pela jornada diária de oito horas de trabalho, que é hoje uma coisa banal e um direito que muitos poucos contestam, ignorando, todavia, que custou aos assalariados do sul do país muito suor, sangue e lágrimas. A verdade, para os mais esquecidos, é que  até praticamente aos alvores da década de 70 do século XX, a jornada de trabalho diária era de sol a sol, isto é: começava-se a trabalhar quando o sol nascia e só se parava quando o sol se punha. Parafraseando um conhecido político, é só fazer as contas ao total de número de horas trabalhadas diariamente e somar-lhe  ainda as horas de caminho, normalmente a pé, ou de bicicleta a pedais para os mais afortunados,  de casa até às herdades onde se trabalhava, a quilómetros, mais as horas gastas no percurso inverso. Percebi como  o sistema de "bufos" implantado pela PIDE, e que visava a denúncia anónima de pretensas actividades  contra o regime, obrigava os portugueses a falarem em surdina mesmo quando estavam dentro de casa ou a olharem por cima do ombro quando circulavam na rua. Tenho perfeita consciência do mal  que a ditadura do Estado Novo fez a Portugal e dos atrasos de toda a ordem fomentados num  país  à margem de uma europa que fervilhava de desenvolvimento económico, social e cultural. Vi jovens partirem para uma guerra ultramarina estúpida, em territórios que nãos nos pertenciam, e observei como muitos regressavam estropiados, mas também quando não regressavam. Ouvia, de milhares de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, de todas as regiões, de norte a sul, portugueses como eu, que eram obrigados a sair para o estrangeiro mais próximo ou mais longínquo, semeando lágrimas e dor pelo caminho, para escaparem da fome e da miséria que grassava nos anos 50 e 60 e outros ainda fugindo da guerra, da prisão, da tortura de um regime que nos impedia de viver. Olho hoje para a direita ultra-revanchista que ocupa o poder e vejo mais do que a ausência de qualquer sensibilidade social, vejo a falta de pudor, a ligeireza  e a falta de vergonha com que  indicam aos portugueses, a porta de saída, o mesmo caminho penoso e doloroso da emigração.

Rompeu o ano de 1971 e eu dei lugar a Cristo na minha vida passando a sentir e experienciar de outra maneira, inteiramente nova, a  minha espiritualidade, a minha fé que se tornou viva e plena de significado e que se afastou radicalmente da que tinha experimentado em criança  e na qual se plasmava essencialmente uma religiosidade desenhada à medida do Estado Novo e dos seus interesses políticos. Igreja e estado, estado e igreja católica romana, duas faces de uma mesma moeda que consignavam os interesses dos poderosos e rastreavam eficazmente comportamentos mais divergentes em matéria de fé no regime ou no catolicismo.
Constatei a forma como o estado, em conluio com o clero católico, tratava as religiões minoritárias e como perseguia, muitas vezes,  alguns dos  crentes protestantes. 

Enfim, muito havia para dizer do que foi Portugal antes de 25 de Abril de 1974, e de como o vivi. Quase tudo mau; quase nada de bom há para contar.                                                         

Em Abril soltámos o coração e desatámos a falar de nós, das nossas esperanças e dos nossos anseios, como cidadãos e como povo. Projectámos sonhos e desenhámos futuros. Demos asas à liberdade e metemos pernas ao caminho. Era preciso construir um país e todos tínhamos urgência nesse propósito. Mas cedo começaram as clivagens: esquerda, direita, centro, extrema-esquerda, extrema direita, reacção, reaccionário, fascismo, fascista, etc, foram palavras que enriqueceram o nosso léxico comum e que disparávamos, quais armas de arremesso, sem preocupação de acertar no tempo ou no modo. Começámos cedo a perceber quem era o quê e o que queria. 

Chegados aqui, a 2013, não temos dúvidas sobre quem é o quê e o que quer  alcançar com a sua militância ideológica  conquistado que foi o poder através de um sufrágio que de universal tem cada vez menos e de uma democracia cada vez mais formal. Anteriormente já sofrêramos  com um partido socialista que se especializou  no fabrico de  clientes do poder que depois irão viver dos seus favores. Social Democracia ou Democracia Cristã não passam de metáforas mal construídas que escondem pavorosas agendas ideológicas que nos atiram para o elenco de um filme de terror de terceira categoria. Arrostamos com partidos de direita que se transformaram na direita mais revanchista, perigosa  e malévola  desde que existe direita organizada de forma partidária após Abril e que, a cada passagem pelo poder, deixa o país infinitamente mais pobre e amargo do que o encontrou. De permeio coloca o estado ao serviço dos poderosos transformando-o numa mera agência de venda de títulos do tesouro que vencem sempre a taxas altíssimas a favor dos grandes grupos económicos que têm por detrás, sempre ou quase sempre, os bancos e os banqueiros cujas famílias e seus ascendentes se tornaram adictos em agir como as rémulas coladas aos tubarões ou como os carraceiros  à volta dos bois no campo, mas com uma diferença: ao contrário destes animais, não prestam nenhum serviço ao estado, só o aliviam do dinheiro dos contribuintes. Por outro lado, os partidos de matriz marxista que ocupam as cadeiras de São Bento ainda não perceberam realmente o seu lugar no país real, o do povo que dizem defender, e continuam a gravitar um umbigo maior do que  a sua própria dimensão ou das  suas  ideias para o país.

Estamos em Abril de 2013. 25 é a data que viveremos dentro de dias, uma data histórica em que, há 39 anos atrás, aprendemos a dizer Liberdade, Esperança, Futuro e a entender perfeitamente o significado dessas palavras. Perguntam-me se o 25 de Abril em Portugal valeu a pena ? Valeu, claro que valeu. O problema que hoje nos afecta não é culpa do 25 de Abril. O problema que nos afecta tem uma outra dimensão. Tem a dimensão daquilo a que prefiro chamar "Vendetta". Uma "Vendetta" levada a cabo contra Portugal e o seu povo pelas forças obscuras que sempre operaram a partir do  seu interior e  que foram carcomendo por dentro os seus recursos, a sua  vitalidade, a sua capacidade de reacção séria e objectiva contra a actual situação que afunda raízes nos últimos 39 anos da nossa vivência colectiva. Mas se antes operavam escondidos, usando processos aprendidos dos melhores scripts mafiosos, hoje operam às claras: ocupam o aparelho do estado, estão no governo, em Belém, em S. Bento, pavoneiam-se nos corredores das babéis europeias, sentam-se nas cadeiras da democracia mas congeminam contra ela, todos percebemos as suas manobras e vemos que objectivos querem atingir. Vendem os recursos do país e o seu povo nas bancas de todos os  mercados, não interessa o preço, o lucro é total para quem o embolsa. Hipotecam a nossa dignidade, a dignidade de um povo velho de novecentos anos, submetem-no a novos impérios. Semeiam a fome e a miséria. liquidam toda a esperança. E um povo sem esperança, que não tenha muito mais para perder, pode tornar-se uma arma de arremesso para novos actores no teatro da demagogia político-partidária.

Jacinto Lourenço