Descobertas feitas na China mostram dieta abundante e rica em proteínas.
A análise de um maxilar encontrado numa gruta de Tianyuan, perto de Pequim, na China, permitiu concluir que os humanos já incluíam peixe na sua dieta há 40 mil anos. A equipa internacional que fez esta descoberta era formada por cientistas da Alemanha, da China e dos EUA.
A análise química do colagénio proteico, usando relações de isótopos de azoto e enxofre permite mostrar se o consumo de peixe era ocasional ou um alimento regular.
No entanto, embora seja hoje uma parte fundamental na dieta dos humanos, desconhece-se até que ponto os primeiros homens conheciam este alimento. A investigação com isótopos de carbono e azoto das ossadas e restos associados permitiu neste caso estabelecer a relação mais antiga, até hoje, entre humanos e consumo de peixe.
No caso deste indivíduo com 40 mil anos, havia uma dieta elevada em proteína animal e, em particular, peixe de água doce.
As observações dos locais arqueológicos permitem dizer que esta utilização de recurso alimentar ocorreu antes da invenção de ferramentas que facilitavam a pesca.
A conclusão dos cientistas é que esta dieta reflecte pressões populacionais naquela parte da Ásia. A população humana estaria em rápida expansão na época.
In Diário de Notícias Online de 15 de Julho de 2009