É cada vez mais difícil distinguir a crença e as práticas evangélicas dos dogmas romanistas. Historicamente, a igreja católica romana tem feito acréscimos ao ensinamento bíblico e, modernamente, os protestante também tem feito acréscimos, de modo que torna-se necessário reafirmar os Solas da Reforma Protestante.
SOLA ESCRIPTURA
Os romanistas jamais negaram a Bíblia como Palavra de Deus. Porém nela, e sobre ela, colocaram a autoridade da tradição e a infalibilidade papal, de modo que a autoridade da igreja é que determina a autoridade da Bíblia. Os protestantes, proclamaram o Sola Scriptura, reconhecendo a suficiência das Escrituras e subordinando-lhe qualquer outra autoridade, rejeitando qualquer ensino dissonante. Mas os evangélicos de hoje, tem posto a Bíblia de lado e aceitado profecias modernas, visões de anjos, relatos de visitas ao céu e ao inferno, além de se sujeitarem acriticamente à autoridade de apóstolos, bispos e pastores inventivos. Torna-se urgente proclamar de novo: a Bíblia somente!
SOLA GRATIA
Os romanistas também nunca chegaram a dizer que a graça não era fundamental para a salvação. Mas adicionaram-lhe penitências e sacramentos e até venderam indulgências para que, por elas, o homem fosse salvo. Os reformadores, por sua vez, afirmaram que a salvação, toda ela, do início ao fim, é obra da graça, sendo que até mesmo o arrependimento e a fé são dons de Deus. O evangélicos modernos tem deturpado a salvação pela graça, seja fazendo a salvação depender mais do livre-arbítrio que da graça, e exigindo sacrifícios financeiros para que o homem se torne aceitável diante de Deus. É preciso declarar: Graça somente!
SOLA FIDE
Os romanistas sempre deram destaque à fé, mas lado a lado colocaram as obras, como o meio pelo qual o homem é salvo. Lutero e outros protestantes pregaram a justificação pela fé somente, rejeitando com veemência qualquer insinuação de que as obras obtém mérito para com Deus. A igreja evangélica de hoje tem-se tornado tão legalista que depôs a fé e em seu lugar adoptou um sistema legalista, onde o crente chega ao céu pela obediência e não pela confiança na obra de Cristo. A fé somente, deve ser nossa bandeira.
SOLUS CHRISTUS
Os Católicos romanos não negam a suficiência de Cristo, no entanto dão tanta importância a Maria, como intercessora, que, na prática, ela é considerada co-redentora. Os protestantes, mesmo respeitando a pessoa de Maria reafirmaram a verdade bíblica de que não há outro mediador entre Deus e os homens, além de Jesus Cristo. Porém, os evangélicos modernos tem feito a salvação depender da mediação de homens e denominações, praticamente endeusando apóstolos, bispos e levitas. Precisamos reafirmar Jesus Cristo somente!
SOLI DEO GLORIA
Os romanistas não negam glória a Deus. Mas a pretexto de uma distinção artificial entre latria, dulia e hiperdulia, tem repartido a glória de Deus com um panteão de santos mortos. Os reformadores foram enfáticos em dar toda glória a Deus, reconhecendo que tudo provém dEle, por meio dEle e para Ele. Os evangélicos modernos tem seguido fórmulas, métodos e rituais prescritos por líderes mais carismáticos que íntegros, dando-lhes uma glória devida a Deus. Precisamos proclamar glória a Deus somente!
A dura realidade é que apesar de todo esforço dos reformadores, os evangélicos de hoje tem retrocedido, nas suas práticas, ao catolicismo medieval. Precisamos, mais do que nunca, reafirmar as "Cinco Solas".
Clóvis José
Via Púlpito Cristão