quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O que Odeio em Ti, Igreja...

A lista abaixo relacionada é direccionada à igreja institucional, à igreja-empresarial, ao clube de entretenimento, assim falsificada e vendida ao poder temporal. Não me refiro absolutamente à igreja verdadeira, ao remanescente fiel que muitas vezes está contido nessa igreja caricata dos nossos dias.Compartilho aqui o sentimento de inconformação de David quando disse a Deus: "Não aborreço eu, Senhor, os que te aborrecem? E não abomino os que se levantam contra Ti".
Aborreço-os com ódio consumado, para mim são inimigos de facto. O que eu odeio em ti, igreja dos nossos tempos?
1. A TUA PRETENSÃO OSTENSIVA de te veres superior a tudo e a todos, e com esse orgulho besta, deixas de ser reconhecida como voz de Deus e agência do Reino no mundo. Ao contrário, deverias te afastar para bem longe dessa vaidade luciferiana e cair em ti, voltando a servir humildemente ao mundo ao qual foste enviada.
.
2. QUANDO INFLEXÍVEL, IMPÕES O DETESTÁVEL LEGALISMO COMO FORMA DE CAMINHADA CRISTÃ com regras insuportáveis que mantém teus membros eternamente cativos a infantilidade na fé, ao invés de conduzi-los à maturidade cristã que alcança a essencial liberdade consciente e anda maduramente nas pegadas de Jesus de Nazaré.
.
3. A TUA CEGUEIRA REDUCIONISTA que não discerne claramente o Reino além das tuas limitadas fronteiras, expandindo a visão para ver e aceitar outras formas de expressão, de serviço cristão, de culto e de obras que também glorificam a Deus e contribuem para a expansão do Reino na terra.
.
4. A TUA FORMA DE JULGAR SUMARIAMENTE as pessoas, se são merecedoras do céu ou do inferno, como se te coubesse a ti essa prerrogativa divina de selecção. Deveria tu saber que essa é uma acção exclusiva de Deus.
.
5. A TUA DISCIPLINA CORRECTIVA que sempre exclui e joga fora todo aquele que desgraçadamente tropeça por algum motivo, levando invariavelmente o “disciplinado” ao abandono, e ferido, a morrer a míngua.
.
6. A TUA FORMA ANTIBÍBLICA DE EVANGELIZAR, definindo prazos de mudança para as pessoas ”aceitarem Jesus”, exigindo uma conversão urgente e superficial baseada na adequação compulsiva às regras dos teus usos e costumes, e não na radical soberana transformação do Espírito Santo, de dentro para fora, e no livre tempo de Deus.
.
7. A TUA VISÃO MISSIONÁRIA/ EVANGELÍSTICA DISTORCIDA que em nome do “ide” retira as pessoas das suas áreas de convivência na sociedade onde exerciam posições estratégicas para alcançar os seus semelhantes, para os manter circunscritos à área do templo, transformando-os em pessoas inactivas ou em obreiros alienados que desconhecem o que se passa no mundo que os rodeia.
.
8. O TEU ABUSO DE PODER arrastando milhares de PESSOAS SINCERAS, frágeis, crédulas, simplórias, despreparadas e desavisadas, à exaustão, ao esgotamento, ao sofrimento, à decepção, e a sentirem-se absolutamente usurpadas física, emocional, material e espiritualmente. Essas pobres vítimas do teu poder abusivo tornam-se amargas e refractárias ao Evangelho para sempre, fechadas para qualquer possibilidade de pensarem em Deus ou em coisas relacionadas contigo.
.
9. A FORMA IMORAL COM QUE OS TEUS LÍDERES LIDAM COM AS FINANÇAS, manipulando o dinheiro que entra nos teus cofres de forma irresponsável, desonesta, revelando que estão subjugados pelo deus Mamon. Reproduzes pastores que amam posição, poder, e o dinheiro, tornando-os cheios de avareza e de ganância. ISSO TEM CAUSADO GRANDES ESCÂNDALOS E DANOS IRREVERSÍVEIS PARA O EVANGELHO, E TU ÉS DIRECTAMENTE RESPONSÁVEL POR ISSO!
.
10. E por último, odeio quando MENTES, ASSEVARANDO QUE FORA DE TI, AS PESSOAS NÃO PODEM SOBREVIVER. Saibas que existem milhões de pessoas que nunca entraram nos teus átrios e mesmo assim oram, têm temor, discernimento, maturidade, ética, moral e dignidade, muitas vezes, mais apurados que os teus pobres membros pretensiosos. Sobretudo, há uma forma difícil, dolorida, mas possível, que pode mudar radicalmente esse quadro sombrio: TENS QUE PASSAR PELO PORTAL DO ARREPENDIMENTO. Como diria Jesus, Lembra-te de onde caíste e arrepende-te... [...]
Fonte: blog Manoel dC
Via PavaBlog