Tocadas peças inéditas de Mozart
As duas composições foram ontem interpretadas ao cravo em Salzburgo, numa casa onde o músico viveu.
As duas peças inéditas para piano compostas por Mozart, recentemente descobertas e identificadas no arquivo da International Mozarteum Foundation, foram interpretadas em público ontem, em Salzburgo, sua cidade natal, pelo músico austríaco Florian Birsak.
O recital decorreu numa casa onde Mozart viveu com a sua família entre 1773 e 1780, e que é hoje um museu. Uma das composições é o primeiro movimento de um concerto, com cinco minutos de duração, e a segunda é um prelúdio para teclas, que se prolonga por um minuto. As duas obras, tecnicamente muito exigentes, foram tocadas por Birsak num cravo que pertenceu ao compositor.
Um membro da International Mozarteum Foundation disse à agência AP que estas duas composições eram "peças substanciais", compostas por Mozart antes de ter feito dez anos. As duas composições faziam parte do arquivo da instituição há bastante tempo, mas só agora foram identificadas como sendo da autoria de Mozart.
Esta não é a primeira vez que são descobertas partituras do autor de A Flauta Mágica. No ano passado, uma peça de Mozart foi detectada numa biblioteca de Nantes e interpretada em público, após se ter confirmado tratar-se de um original e não de uma cópia, como até aí se julgava.
In Diário de Notícias de 04 de Agosto de 2009