Então e estamos à espera de quê .... ?!? Obrigue-se a UEFA a suspender, de imediato, a ditribuição, aos clubes, dos prémios da Liga Milionária, pagando-lhes apenas prémios de presença durante pelo menos duas épocas, e a canalizar esses recursos para os países que deles careçam.... A sua aplicação na criação de emprego e desconstrução do capitalismo selvagem ( há quem lhe chame - "carinhosamente" - Neo-liberal...) bem como o estímulo a uma economia mais justa , seriam um bom sinal para o mundo, para além da magnanimidade do gesto... Que tal Sr. Platini ?! Tenho a certeza de que os grandes clubes europeus, gulosos devoradores dos milhões, iriam compreender o gesto...
A medida iria, igualmente, ter benefícios para essa coisa a que, ainda, teimosamente, se insiste em chamar de futebol. Qualquer semelhança com desporto ou competição desportiva é pura coincidência!!
Mais do que em paixão, bandeira ou hino, a UEFA e a FIFA transformaram o futebol num culto ao dinheiro onde as "seitas" de seguidores, estupidamente organizadas à sua volta, vão cumprindo com o que lhes pedem.
Escândalo ou ganância pura, porque se trata da venda de um produto de alto valor acrescentado, sem praticamente nenhum retorno económico-social, para além da alienação popular e rápido e brutal enriquecimento pessoal de alguns.
Ofensa a quem tem fome e sede de justiça, no mínimo. Difícil é encontrar árbitro ou "apito" que ponha termo a isto e mostre um cartão vermelho ao poderoso lobby UEFA+FIFA.
Era preferível a "trapeira" simples dos meninos pobres. Sempre era mais justa e permitia a participação de todos no jogo, não apenas de alguns.
Jacinto Lourenço