"Persiste em Ler"
.
.
Recomendação do Apóstolo Paulo a Timóteo na 2ª carta que lhe dirigiu
.
Noutra ocasião, já na fase final do seu ministério e ao sentir-se abandonado por alguns dos seus colaboradores mais próximos, Paulo pediu igualmente a Timóteo, que, quando voltasse ao seu encontro, lhe trouxesse os livros, principalmente os pergaminhos.
Para além de tudo o mais, foi o grande apego de Paulo aos livros, às escrituras, às letras, que fizeram dele o grande apóstolo que foi, e que lhe permitiram, com a sua reconhecida apetência transcultural, fundar e consolidar igrejas cristãs em diversificados e hostis ambientes culturais e religiosos de então. Paulo o Apóstolo dos gentios, se vivesse no nosso tempo, estamos certos, desdobra-se-ia, hoje, no dia mundial do Livro, em diversas conferências, algures no mundo, transmitindo e ensinado, em diferentes línguas, o Evangelho da Graça.
No dia mundialmente dedicado ao Livro, 23 de Abril, que cada cristão lhe siga o exemplo, senão no apostolado, pelo menos no discipulado e no apego aos livros enquanto forma de desenvolvimento do Reino de Deus e divulgação da Sua Palavra, para além, é claro, de fazer bom uso dela na sua própria vivência e convivência com o seu próximo.
Jacinto Lourenço