quarta-feira, 13 de junho de 2012

Enquanto Portugal perde...



A jornalista Fernanda Câncio "queixava-se" ontem, na sua habitual crónica num matutino de Lisboa, de ter recebido indicações para que as suas crónicas andassem à volta da bola que rola no euro, enquanto esta rolar.

Não sou de trazer debates futebolísticos para o Ab Integro, não quero agora fazê-lo, não o faria nem que a selecção de Paulo Bento fosse campeã europeia. Estranho, aliás, que um jornal em que se reconhece alguma respeitabilidade imponha este tipo de regras aos seus cronistas. Também não falei com a jornalista para perceber se ela estava na "mangação" mas,  se não estava, fico a saber que mesmo as direcções dos jornais ditos de referência têm o seu lado populista bacoco não conseguindo escapar ao "Maria vai com as outras". Esse mesmo jornal, no suporte em papel, ocupa hoje mesmo, no mínimo, sessenta a setenta por cento das suas páginas com o futebol... É obra.

Não tenho nada contra o futebol, bem pelo contrário, gosto de ver e gosto de ver a selecção do Bento ganhar, mesmo que não lhe  reconheça, à selecção de futebol, o brilhantismo suficiente para fazer boa figura desta vez. Mas não ter nada contra o futebol, não significa que apoie esta quase semi-alienação da imprensa portuguesa e restantes meios de comunicação,  face a um desporto que depende, no fundamental, grosso modo, de uma bola que entra na baliza ou que bate na trave.

Quem deve estar muito contente sãos os políticos portugueses. Os do governo porque toda a gente esquece, momentaneamente, os seus desmandos no país, o que lhes dá alguma folga. Os da oposição porque têm oportunidade de rever e estudar melhor os seus guiões, pois até agora o que têm levado a cena passa completamente ao lado dos portugueses. Uns e outros representam papéis diferentes mas neste momento o que querem, uns e outros, é beber uns canecos à frente de um prato de caracóis, ou de um pires de tremoços na esplanda mais próxima.  A nação que espere, pendurada ao pescoço, enquanto Portugal perde...

Jacinto Lourenço