terça-feira, 10 de julho de 2012

Judeus na Península - Isaac Abravanel, um Caso Paradigmático




Isaac Abravanel nasceu em Lisboa no ano de 1437  e morreu em Veneza, no dia 27 de Outubro de 1508. Era oriundo de uma das famílias sefarditas mais famosas – diz-se que descendia do próprio rei David – Isaac Abravanel foi um grande comentador da Bíblia e financiador do rei Afonso V nas suas conquistas africanas.

Depois da morte de Afonso V, Abravanel teve de fugir para Castela porque D. João II pensava que este havia conspirado com o duque de Bragança. A sua grande fortuna foi toda ela confiscada por decreto real. Instalado em Toledo, rapidamente Abravanel penetrou no círculo da família real  tornando-se  financiador dos reis católicos.

Apesar dos favores aos reis, teve de sair de Espanha por causa do Decreto de Alhambra, que expulsava os judeus que não se convertessem [ ao cristianismo ], tendo ainda oferecido 30.000 ducados pela revogação do decreto. Em vão. O decreto não foi revogado e Abravanel fugiu para Nápoles. Depois de passar por mais algumas cidades italianas, instalou-se em Veneza, onde colaborou na negociação de um tratado comercial entre Portugal e a Sereníssima República.
Morreu em Veneza, sendo enterrado em Pádua.

Fonte: Por Terras de Sefarad