domingo, 25 de janeiro de 2009

As Igrejas também se abatem...

O Apóstolo e a Bispa que fundaram a igreja Renascer”.

"Estevam e Sonia Hernandes. O casal, que desenvolveu um verdadeiro império em redor da igreja que fundou nos anos de 1980, continua a presidir às orações a partir de Miami. Detidos em Janeiro de 2007 por entrarem nos EUA com dinheiro não declarado, só a partir de Junho terão autorização de saída.”

"A sala do apartamento da família Hernandes, em Vila Olímpia, São Paulo, foi o primeiro templo da igreja Renascer, mas cedo se tornou pequena para acolher tantos fiéis… Versão integral do texto. LER AQUI.

In Diário de Notícias. 24 Janeiro, 2009

*******************************************************

Desde que me conheço como gente, sempre me interessou o fenómeno “religioso”, e não somente o que formata a cultura ocidental, esculpida esta pela tradição Judaico-Cristã e apadrinhada por um leque de ritos sincréticos pagãos de antanho, cujo cruzamento notamos ainda hoje nas práticas litúrgicas de algum catolicismo menos esclarecido ou mais subjugado aos ditames seculares de enraízamentos populares profundos, quantas vezes reveladores de conjugações antropomórficas. Mas o Professor Moisés Espírito Santo, seria capaz de nos explicar tudo isto muito bem explicado e seguramente muito melhor do que eu.

Tal como Lutero, Calvino e outros tantos reformadores, pensei sempre que precisávamos de outra igreja, uma igreja conforme a matriz bíblica, e não de acordo com as “modas” ou “exegeses” de ocasião ditadas por uns quantos “pregadores de banha da cobra”, hoje modernamente cognominados com pomposas designações , como “apóstolo”, “bispo”, etc.

Vá lá saber-se até onde a criatividade é capaz de levar o oportunismo, desfaçatez, e falta de carácter ( ou falta de vergonha, se preferirem ) desta nova classe de “sincretistas” bíblicos que, debaixo de uma capa de de “eminência” espiritual, estão a levar o povo simples de volta a medievais práticas religiosas, mesmo que estas venham agora “embrulhadas” em atractivos e modernos “pacotes evangélicos”.

Já o disse, e volto a repetir: Sou Cristão e, quanto muito, aceito também a designação de “protestante”, porque essa, sim, remete-me para aquilo que é a minha marca identitária e pela qual se bateram também os reformadores: “salvação pela fé”.

É claro que lamentamos a morte de pessoas em qualquer situação em que ocorra, e daqui endereço o meu mais profundo sentimento de pesar pelas vidas ceifadas debaixo do telhado da igreja “Renascer” no Brasil. Mas talvez não fosse má ideia o “apóstolo” e a “bispa”, para além de “orações”, enviarem alguns milhares de dólares, dos que carregaram para os USA, e sabe-se lá mais para onde ( certamente espoliados aos seus fiéis ), para reconstruir as vidas daqueles que foram afectados por esta tragédia e que ficaram vivos. Os que pereceram, quero acreditar que estavam em Cristo. Quem está em Jesus, diz a Palavra de Deus, de modo nenhum será deixado de fora

Hoje, continuo a pensar que , para além de precisarmos de “outra” igreja, precisamos de uma Igreja que nos liberte de homens e mulheres sem carácter: “apóstolos”, “bispos” e “bispas”, ou outra qualquer designação que chamem a si, mesmo que retirada da “nomenclatura bíblica”. Mais do que “a nomenclatura” ou “eminência” que reclamem para si próprios, interessa-me ver o Amor de Deus e a Paixão de Cristo nas suas vidas. Sou Cristão, Protestante.

O étimo “evangélico”, pode, hoje, ter tantos significados, que, para não me deixar embaraçar pelas suas traiçoeiras subtilezas, afirmo aqui e agora: NÂO SOU EVANGÉLICO!! Sou Cristão, Protestante, Filho de Deus, Salvo pela Fé em Cristo Jesus. Só Isso!

J.L.