terça-feira, 8 de maio de 2012

67 Anos após a Barbárie


A 8 de Maio de 1945 o marechal de campo alemão, Keitel,  assinava a rendição alemã que poria fim às hostilidades da  segunda guerra mundial na europa, muito embora esta continuasse por  mais alguns meses com os japoneses.

É uma data tristemente histórica, desde logo porque arrasou com uma boa parte das cidades e territórios da europa  e com a economia europeia que só voltaria a reerguer-se nos anos sessenta depois de um bem gizado e bem sucedido Plano Marshall  posto em prática pelos Estados Unidos da América para a recuperação dos países europeus afectados pela guerra.

Mas fundamentalmente, e após 67 anos, não nos sai da memória a quantidade de vidas ceifadas, que terão rondado o indescritível número  de cerca de setenta milhões, sendo que quase dez por cento desse número se refere a judeus assassinados pelos alemães nos guetos e campos de concentração, no  que haveria de ficar conhecido  para a história da humanidade como o Holocausto. Não esqueceremos a barbárie. Nunca. Mesmo que muito poucos meios de comunicação queiram publicar algo sobre a data, nomeadamente em Portugal. Compreendo, não vende papel nem dá share, e os mortos não se fazem ouvir... É por isso que o lembramos hoje, passados 67 anos, quando os ventos que sopram na europa voltam a ser de esquecimento, confusão e dão lugar à  emergência de nacionalismos de recortes vários.

Jacinto Lourenço