segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

As Minhas Previsões para 2013...


Não me comovo com a saída de um ano findo e a entrada de um ano que promete não mudar nada, nem ser novo. Como seria aliás de esperar, os anos, só por si, não mudam nada na nossa vida, o que muda a vida é a própria vida ou a influência que nós, os seres humanos, a natureza ou Deus, exercemos sobre ela no sentido de a levar a mudar, e isso acontece na maior  parte das vezes.

Havia, há anos atrás, um sujeito que se dizia astrólogo e que dava pelo nome artístico de Zandinga. Lembram-se, com toda a certeza os mais velhos, que este senhor tinha o condão de nunca acertar nas suas previsões de fim de ano e nas projecções para o ano seguinte, o que é normal, claro, e particularmente nas  que tinham a ver com as vitórias do seu clube do coração, o Sporting,  e que pretendiam sempre sagrar   o dito clube  campeão nacional. Como nada se concretizava, de acordo com as suas projecções, ele depois lá tinha que arranjar o "esfarrapado"  argumento de que as suas cores clubísticas tinham  afinal sido campeãs nesta ou naqueloutra  modalidade... Valia-lhe o ecletismo do Sporting nas várias modalidades desportivas ou escalões.

Acho que  Zandinga cometia um erro grave quando fazia previsões: não levava em conta  a regularidade da vida  nem  o facto de que nenhum ser humano consegue sequer prever, em bom rigor, o que acontecerá na hora seguinte da sua própria vida. Está dito e observado que "se continuarmos a fazer as mesmas coisas de sempre, da mesma maneira de sempre, obteremos os mesmo resultados de sempre".  A vida não muda apenas porque nós desejamos ou prevemos que ela mude. A vida, no que de nós depende, muda quando  temos vontade de que ela mude, e quando, associada a essa vontade intentamos alguma coisa para que ela mude, nem que seja um "golpe de asa" qualquer forçado por alguma circunstância adversa, aleatória ou razoavelmente calculada. É por tudo isto que eu, com muito mais certezas que  o dito Zandinga posso fazer algumas projecções para o que vai acontecer em Portugal no ano 2013, mesmo se acredito que os anos, ou a sua passagem, só por si, não mudam rigorosamente nada.

Vamos então a isso, às projecções e previsões para 2013:

1ª. O Porto ou o Benfica, um deles vai ser campeão nacional de futebol, nunca os dois ao mesmo tempo.

2ª.  O governo vai cair, ou não, no primeiro trimestre do ano, conforme a ambição política de Paulo Portas, no que às autárquicas diz respeito. Quererá também desresponsabilizar-se da actuação do governo de que faz parte e vestir de novo o fato de "Paulinho das Feiras".

3ª. Os portugueses da classe média, e os mais pobres,  vão continuar a ser confiscados por um Estado que perdeu toda a vergonha e pudor.

4ª. O presidente da república vai continuar a ser o pior presidente da república desde o 25 de Abril, mesmo tendo em conta Mário Soares.

5ª. O desemprego vai aumentar ainda mais em Portugal.

6ª. O partido socialista continuará no limbo da política portuguesa, sem conseguir distinguir entre a sua mão esquerda e direita, mas isso, claro, não é nenhuma previsão, é a realidade.

7ª. A economia vai afundar-se ainda mais nesta europa esfrangalhada, e consequentemente em Portugal.

8ª. A Alemanha continuará a mandar na europa, para mal da nossa vida, porque a europa, tal como está, serve perfeitamente os seus interesses económico-sociais.

9ª. A europa não questionará a hegemonia da Alemanha porque teme que, sem a Alemanha na europa, a economia europeia estilhaçar-se-á ainda mais e em muito maior escala.

10ª. A Inglaterra continuará a querer estar com um pé dentro e outro fora da europa. Afinal  é uma ilha, e assim continuará, salvo alguma catástrofe ditada pela mãe natureza que faça dela uma península.

11ª. A globalização continuará a arrasar com a Europa e os USA e a permitir a ascensão dos emergentes, especialmente China e Índia, o que não é mau para eles mas péssimo para nós.

12ª. A Grécia não irá sair do euro porque isso não convém à Alemanha.

13ª. Espanha, irá ser resgatada, mas o orgulho espanhol irá conseguir fazer com que não pareça que está a ser resgatada, o que sastifaz o enorme ego de nuestros hermanos.

14ª. Finalmente, Catalunha, País Basco, Escócia e Portugal, não alcançarão a desejada independência.

15ª. Deus e só Deus, continuará a ser o autor e Senhor da vida, e isto não é uma previsão, é uma certeza absoluta. É por isso que eu sei que, nas suas mãos, estou seguro e a salvo de todas as surpresas de pandoras humanas.


De resto, como diria Raul Solnado, "façam o favor de serem felizes" no ano novo, qualquer que ele seja.


Jacinto Lourenço