quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Novas Galáxias a 6700 Milhões de Anos-Luz da Terra

( Foto jornal Público )

Um grupo de astrónomos descobriu um “gigantesco grupo de galáxias", situado a 6700 milhões de anos-luz da Terra. Num comunicado, o Observatório do Sul Europeu (ESO, na sigla inglesa) explica como foi descoberto e observado aquele que é descrito como uma parte do “esqueleto do Universo”.
.
In jornal Público de 04 de Novembro de 2009
.
Como é óbvio, torna-se quase imensurável para a mente humana, ( embora as contas até sejam fáceis de fazer ) imaginar o que significam 6.700 milhões anos-luz de distância até às novas Galáxias agora descobertas. Mas aquilo que nos deixa admirados, como a Immanuel Kant, é realmente o percebermos como, todos os dias, o homem consegue chegar mais longe na sua observação do Universo e, a cada dia que toca mais profundamente nos confins desse Universo, ficamos a sentir que a criação de Deus é realmente algo de uma grandeza e beleza de dificil alcance para as nossas limitações humanas e só pode ser percebida, em toda a sua dimensão, pela alma que em nós nos liga ao Eterno Criador.
A cada dia que passa, "o céu estrelado por cima de mim", deixa-me mais admirado ainda com o Poder e a Magnitude de Deus face à minha minha pequenez. Então, lembro-me do Salmo 8 :
.
1 [Salmo de Davi para o músico-mor, sobre Gitite] O SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! 2 Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador. 3 Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; 4 Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? 5 Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. 6 Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: 7 Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, 8 As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. 9 Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!
.
.
.
Jacinto Lourenço