quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Salomão e as Equações dos Dias




A vida é feita de intermitências, qual Código Morse não obedece a um projecto rígido ao contrário daquilo que tantas vezes se imagina. Não é uma coisa plana, a vida, e pode até ser feita de íngremes e complicadas subidas e, antes que cheguemos ao topo, descambar numa repentina, perigosa e acidentada descida. Por muito bem que a desenhemos e projectemos, tais projectos podem  acabar no cesto dos papéis, rasgados e amarfanhados. A melhor ciência que possamos escolher para delinear os dias da nossa vida, nada pode face à  imponderabilidade em que ela sempre se moverá. A vida é afinal uma equação com muitas incógnitas, e nem nós sabemos quantas pois uma sucede a outra e  ao valor do "x"  ou do "y"  acrescem potências, radicais e tudo o mais que desafia a nossa inteligência e capacidade de adaptação e superação. Talvez porque a vida é assim, e sempre foi assim em todos os séculos que já foram vividos por pessoas, como nós, mas  com outras visões, culturas e contextos históricos e sociológicos, é que o nosso pedido a Deus,  para podermos viver esta vida, a vida que nos foi oferecida, devia ser como o pedido que Salomão fez: sabedoria, Senhor, sabedoria é o que eu quero Senhor. Sabedoria para poder discernir o coração dos homens e de Deus, e as coisas complicadas que a equação dos dias nos põe à frente e perante as quais nos sentimos meninos incapazes de encontrar o valor das incógnitas que se ocultam de nós.

E de que serviria  saber  o resultado final da equação da vida se não tivéssemos  sabedoria para descobrir os caminhos  por onde se chegasse  lá ?  É por isso pertinente e relevante o pedido de Salomão: sabedoria para viver e descobrir os caminhos com que as equações  da vida o confrontavam.

Tanta coisa para pedir e o novo rei pediu apenas  sabedoria. E foi sábio, Salomão, enquanto viveu dessa sabedoria que lhe deu Deus. Resolveu equações de grau elevado de dificuldade a contento do seu reino e da sua vida. E nunca deixou de ter sabedoria, Salomão, enquanto teve a sabedoria que pedira a Deus.                                                                                                                                    

Um dia Salomão descobriu que tinha perdido a sabedoria e  não mais foi capaz de resolver equações. Já não tinha ciência para tanto. O seu reino, a sua vida, tornaram-se-lhe  um labirinto onde já não encontrava saída. A descida, no seu percurso pessoal, foi acidentada, vertiginosa, penosa e dolorosa. Sem a sabedoria que pedira a Deus, o projecto de vida de Salomão, foi parar ao cesto dos papéis amarfanhados e rasgados da história.

Jacinto Lourenço