quarta-feira, 10 de junho de 2009

Igreja em Queda Livre

Não sei, me esforço para entender, e realmente me esforço, mas não tenho encontrado respostas a tanta asneira e baboseira que vejo acontecendo nas igrejas que visito.Será que é só aqui nessa linda cidadezinha onde moro ?Há mais de 2 anos que visito igrejas de todo tipo de cor, forma ou doutrina e nada de encontrar o mínimo necessário da presença de Cristo nesses lugares.Parece exigente demais? pode ser, mas também depois te ter engolido tanta comida estragada e engolido tantos sapos, hoje faço questão de me alimentar com alimentos de primeira qualidade.Claro, respeito as limitações intelectuais de qualquer um, e quem me conheçe sabe que respeito mesmo (pois caminhei anos e anos ao lado de adoráveis pessoas, porém altamente limitadas intelectualmente), mas parto sempre do princípio de que burrice ninguém merece....e manipulação é inaceitável...e que teatro é coisa pra artista e não para pastores !Desde que a igrejinha que eu frequentava desde que me converti fechou (o pastor enlouqueceu literalmente -lembra?) tenho buscado aprisco de porta em porta, tenho entrado e comido do pasto seco e desnutrido na esperança que a chuva ainda virá e "verdejará" o capim novamente. Tenho buscado "águas tranquilas" (que é o lugar para onde todo pastor deve levar seu rebanho) e só tenho encontrado águas mortas e lamacentas .Tenho buscado um cantinho para junto de meus irmãos poder adorar verdadeiramente ao Senhor, mas só tenho encontrado grandes espaços (chiques e iluminados) onde com efeitos tecnológicos e sonoros cheios de mantras ou frases de efeito tentam me colocar em cima do monte de esterco e me enganar.Tenho buscado um lugar para estar e ter comunhão com meus irmãos, exercer o amor e o perdão, mas só encontro lugares vazios de amor e cheios de competição e soberba.Fico muito triste com isso.Vejo as igrejas cheias de "crentes", pregando para "crentes", ensinando "crentes", doutrinando "crentes", lotadas de "crentes", cobrando dos "crentes", disciplinando os "crentes", e "crentes" já velhos de guerra e de tempo de igreja...mas totalmente vazias dos feridos, maltratados, doentes e maltrapilhos para quem Cristo realmente veio.Não vejo mais ninguém se entregando expontaneamente a ELE, se convertendo verdadeiramente a ELE ou adorando inteiramente a ELE.Vejo sim, os "atalaias" e intercessores vigiando a vida alheia, os pastores pregando segundo o interesse próprio, usando pulpitos para mandar recados pessoais ou resolver problemas eclesiásticos. Vejo o "balacobaco do reteté pentecostal" que deveria transformar vidas, apenas fazendo barulho e bagunça com seus sapateados e suas línguas...e fico cada vez mais triste.A Palavra de Deus me diz que "as portas do inferno jamais prevalecerão contra a igreja" e eu creio na Palavra acima de tudo, então, chego a conclusão que esses lugares em que tenho ido não são a verdadeira igreja de Deus, mas apenas um clube, uma denominação, um ajuntamento de alienados ou preguiçosos mentais que não se dão o direito de crescer, meditar e conhecer a Palavra de Deus.Não pense que digo isso por me achar melhor ou mais inteligente ou ainda por pensar que sei mais que outro qualquer, NÃO !!, Não sei nada mesmo !! ...Mas tenho fome de saber, preciso conhecer, e quero muito crescer mais e chegar mais perto de Deus, e para isso, creio que não me bastam somente bíblias, livros, Internet, amigos, pesquisas, etc... preciso da igreja!!!Tenho uma certa conhecida que vive me dando lições de moral, mandando recadinhos e indiretas e me recitando frases bíblicas decoradas e sem sentido para me convencer que devo aceitar calada e submissa a todos os desmando eclesiásticos e a todas as asneiras que ouço.Isso é ser passivo e burro e eu, posso ser exigente, chata ou qualquer outra coisa, mas passiva e burra sei que não sou.Fico triste.Cada vez mais triste, e decepcionada também.Ontem fui a um culto e cheguei a igreja motivada e alegre por rever pessoinhas tão amadas. Sentei-me, orei ao Senhor, consagrei a ELE aquele meu momento e me entreguei a adoração, pois adorar para mim é independente de som, musica ou cantores afinados, graças a Deus, aprendi adorá-LO em qualquer lugar ou circiunstancia.Terminou a adoração e entrou o pastor cheio de autoridade orando belas e sensíveis palavras e pensei: - Oba! vai ser legal ! Hmmmm... minha esperança não durou nem mesmo os primeiros 10 minutos...hmmmEra "cacetada" pra cá... recadinho pra lá...e a Espada sendo usada do lado errado... . O homem gritou até nossos ouvidos zumbirem (literalmente) e nossa paciência acabar.Saí de lá arrasada, desanimada, desesperançada e com fome, muita fome.Bem, na próxima sexta-feira vou a outra igreja...Sou persistentente e teimosa o suficiente para só desistir depois da última porta se fechar atrás de mim... quem sabe consigo saciar minha fome.Enquanto isso, me alimento em casa mesmo.