terça-feira, 9 de junho de 2009

Todos Ganharam, menos Sócrates e eu...

A noite eleitoral para as europeias foi o do costume: todos os partidos a encontrarem um motivo para celebrarem uma qualquer "vitória de Pirro". Senão vejamos:
Manuela ganhou ao jogar na tripla. Arranjou um candidato não conotado com os seus "inimigos" internos, e arrumou, pelo menos por uns tempos, com a contestação de alguns barões que se preparavam para a "tomada da bastilha do PSD" face à reconhecida fraqueza da líder. Não meteu os ombros na campanha de Rangel, não fosse a coisa dar para o torto... e aí "era pior a emenda que o soneto" podendo sair eventualmente salpicada . O rapaz Rangel, como é ambicioso, e aparentemente carreirista, fez das tripas coração, foi à luta e safou-se. Pena que só possa saborear a sua vitória por umas semanas, até ter que fazer as malas para Estrasburgo e assim não incomodar nem estorvar ( até porque fica em dívida de gratidão ) a ceráfica Manuela Ferreira Leite no seu confortável e descansado poleiro de onde irá, certamente, "cacarejar", mais ruidosamente, com o seu ar de "galinha matriarca", para o "galo" Sócrates, que manterá a crista em baixo nos próximo tempos, dado ter ficado com "azia" devido ao milho estragado que comeu no passado domingo.
Por outro lado, o P.P. de Portas também ganhou porque, pese embora as sondagens, aguentou o barco, evitando que este fosse, por agora, ao fundo, e ainda manteve os 2 deputados, o que é obra...
O P.C.P. ( CDU ), como diria o "gato" Ricardo Araújo Pereira, "ganha sempre" , mesmo depois de ter sofrido uma derrota difícil de "engolir", às mãos desse meteórico B.E.
O Bloco ganhou, porque superou-se, e às suas expectativas. Até quando continuará a ter "gás", é uma interrogação.
Os outros, os partidos que não contam, ganharam: ou porque o PS perdeu, ou porque a esquerda se reforçou, ou porque a direita se chegou à frente. Depende dos pontos de vista... nem que tenham apenas uma margem de votos muito residual, encontram sempre motivos para a festa. Ainda bem. Haja alguém que nunca fica triste com "vitórias morais".
Resumindo: Só o PS de Sócrates, e eu, enquanto elemento integrante do povo que vai pagar a factura, perdemos.
O povo, esse, já faz parte dos suspeitos perdedores do costume.
Sócrates, vai ter que se habituar, parece-me. Ou acordar !!!
.
Jacinto Lourenço