sexta-feira, 31 de julho de 2009

Casa Museu de Beethoven : IMPERDÍVEL

Ludwing van Beethoven, não precisa que se fale muito dele para que qualquer pessoa tenha alguma memória, por mais ínfima que seja, da musica pertencente a este grande compositor.
Através das páginas da "Notícias Sábado", ( a revista que acompanha o jornal Diário de Notícias ao Sábado ) descobrimos que qualquer um de nós se pode "deslocar" à sua Casa-Museu, em Bona, na Alemanha, exactamente situada na casa onde nasceu o compositor , e efectuar assim uma visita virtual ao maior acervo do mundo sobre a vida e obra de Beethoven.
Segundo a NS, e eu confirmo, é possível consultar cerca de cinco mil documentos originais, digitalizados, com as devidas explicações e informações sobre os mesmos ( não sei se todos, pois ainda não tive tempo disponível - nem sei se alguma vez virei a ter - para validar isso na visita virtual que fiz ) que nos abrem uma panorâmica sobre a vida e a obra do compositor.
Subir aos vários andares do museu e observar objectos utilizados por Beethoven, no seu quotidiano, é outra das virtualidades possíveis. Como bónus é-nos facultado ainda um "pulinho" ao interior da residência do compositor , em Viena, onde faleceu em 1827. Pena que só esteja acessível em duas línguas : Alemão e Inglês. Tente desenrascar-se, embora eu não ache que isso represente impedimento, para uma boa visita, a quem não domina nenhum destes dois idiomas. Mas não se deixe tentar pelo tradutor automático: aí é que não fica a perceber mesmo nada. Se não puder fazer uso do inglês ou do alemão, o melhor é ir clicando e descobrindo. É fácil e intuitiva esta visita virtual. Obrigado à NS pela dica. Fantástica, mesmo, esta visita virtual, cheia de recursos. Imperdível, se for o caso de não poder ir lá fisicamente, está claro !
Jacinto Lourenço