terça-feira, 14 de julho de 2009

Geovanni, do Benfica, Lembram-se ?!

Segundo o jornal britânico “The Sun”, o atacante brasileiro Geovanni encontrou uma actividade extra durante as suas férias: actuar como uma espécie de pastor numa igreja de Manchester. O ex-jogador do Cruzeiro é titular do clube inglês Hull City. Na Igreja “Comunhão da Nova Esperança”, Geovanni trabalha com jovens. Ele também ensina futebol a crianças, desde que chegou ao clube, há dois anos. – Geovanni faz um grande trabalho com os garotos da região. Como o Kaká, ele é um brasileiro que mantém a fé e a humildade mesmo vivendo em situação bastante diferente. Ele quer fazer parte da comunidade e ajudar no desenvolvimento do bom comportamento da juventude – explicou o pastor Ezequias Santos, líder da Igreja. Actualmente, Geovanni está em pré-temporada com o Hull City em Itália.
* * *
Geovanni, do Benfica, lembram-se ? Pois aí está uma excelente forma de ser Sal e Luz, sem que seja necessária a associação, tantas vezes criticável, dentro do campo, entre o acto de jogar à bola e as demonstrações públicas ( e algumas vezes bacocas ) de fé que, depois, no lance seguinte, acabam por provar não terem substrato nem substância que dignifique o nome de Cristo, antes pelo contrário.
A Geovanni nunca lhe vimos um gesto excessivo e também não lembramos qualquer atitude de má educação ostensiva como vimos a tantos "atletas de Cristo" que pisaram e pisam os relvados em Portugal ou noutros palcos europeus.
Todos sabiam que era cristão, protestante, evangélico, como se queira. Nunca ninguém criticou a sua fé, tanto quanto me lembro, por esta ser posta em causa por qualquer gesto impensado originado no fragor de uma jogada mais virilmente disputada.
Geovanni deixou, e continua a deixar o Bom Cheiro de Cristo por onde passa. Bravo e bençãos para ele.
Apreciei a sua passagem pelo clube da Águia. Um homem sério, Geovani ; dentro e fora do campo. Respeitador de quem lhe pagava o ordenado e do público que pagava para o ver jogar. Honrou as cores do Benfica, até na sua saída, mesmo não tendo tido reciprocidade nesse momento, e Geovani merecia. Talvez que se o Benfica valorizasse mais jogadores como Geovani , estivesse a pisar outros patamares classificativos, mesmo que nem todos esses jogadores fossem "superstares" tipo "Ronaldos" ou "KáKás".
Jacinto Lourenço