sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Catolicismo Português, Calvinismo e Teologia da Prosperidade Brasileira

O catolicismo vivenciado por Portugal foi o pior tipo de catolicismo existente. Os portugueses do século XIX eram extremamente religiosos, místicos, e absolutamente avessos ao desenvolvimento da ciência. Um exemplo claro disso se deu quando Dom José, herdeiro do trono português contraiu varíola. Sua mãe, D. Maria I, por motivos religiosos proibiu que o rapaz recebesse a vacina que poderia livrá-lo da morte. A crença popular era de que não cabia à ciência interferir no processo de vida e morte de quem quer que seja. Para piorar a situação, Portugal foi o ultimo país europeu a abolir a inquisição. Além disso, numa época de grandes descobertas, os patrícios não produziram um cientista e intelectual sequer. Sem sombra de dúvidas, dentre as nações europeias, Portugal foi o mais decadente e o mais avesso à modernização dos costumes e das idéias. A riqueza portuguesa não era resultado do trabalho e sim do dinheiro fácil extirpado das colónias. Além disso, numa época em que a revolução industrial começava a redefinir as relações e o futuro das nações, os portugueses ainda estavam presos ao sistema extrativista o qual tinha construído a sua efémera prosperidade. Junta-se a isto, que o conceito reinante de prosperidade estava relacionado com a ausência do trabalho, até porque, para os portugueses radicados no Brasil, trabalhar era função exclusiva dos escravos, cujo comportamento deveria ser absolutamente diferente dos fidalgos. Entrelinhas, a idéia que se dava é que a prosperidade não era consequência directa do trabalho do individuo e sim da exploração do sacrifício alheio, o que indirectamente dava à população a idéia de que sem ter bons padrinhos ou ter nascido em berço de ouro, dificilmente se experimentaria prosperidade financeira. Além disso a crença mística de que os santos católicos intervinham nos dramas humanos corroborava a concepção de que os cidadãos brasileiros deveriam esperar dos céus as suas riquezas. Ouso afirmar que a Teologia da Prosperidade encontrou na cultura brasileira o campo ideal para o desenvolvimento das suas doutrinas, até porque, para os adeptos de tal filosofia a prosperidade não se dá exclusivamente pelo trabalho, mas sim pela intervenção milagrosa de Deus mediante decretos e determinismos humanos. Tenho a impressão que o inconsciente colectivo nacional está pautado pela ideia de que é possível ser rico sem trabalhar. Talvez seja esta uma das razões para termos tantas lotarias e raspadinhas espalhadas por este país. Sem sombra de dúvidas afirmo que os cidadãos tupiniquins almejam por prosperar, no entanto, para estes, esta prosperidade não pode em hipótese alguma relacionar-se com o trabalho, até porque, é muito mais fácil e rápido usar de subterfúgios mágicos com vista ao enriquecimento, do que passar anos a fio dedicando-se ao batente. Calvino acreditava que o homem possuía a responsabilidade de cumprir a sua vocação através do trabalho. Na visão de Calvino, não existe lugar para ociosidade nas nossas agendas. E ao afirmar isto, o reformador francês, não estava a dizer-nos que homem deva ser um activista, ou até mesmo um tipo de workaholic. Na verdade, Calvino acreditava que a prosperidade era possível desde que fosse consequência directa do trabalho. Acredito profundamente que se quisermos construir um país decente e sério, necessitamos romper com alguns paradigmas que nos cercam. Nações bem sucedidas são aquelas que se empenham na construção de valores e conceitos como honestidade, equidade, ética e rectidão. Infelizmente no país do jeitinho, o trabalho nem sempre é visto com bons olhos, até porque na perspectiva tupiniquim, trabalho foi feito para gente miserável e desqualificada que precisa sobreviver. O tempo de mudarmos os nossos conceitos e valores é este, semeando no coração brasileiro a idéia de que o trabalho é reflexo de uma grande bênção divina, a qual deve ser valorizado e dignificado. Pense nisso!
Renato Vargens