terça-feira, 5 de janeiro de 2010

"Abertos para Balanço"

Chegamos a mais um ano novo. Depois das fartas vendas de final de ano, chega a época em que muitas lojas fecham para balanço. É hora de calcular os lucros ou eventuais perdas. Depois do balanço, as lojas costumam reabrir com grandes liquidações de estoque.

E quanto à vida que temos levado? Não haveria também um momento em que precisamos fazer um balanço? E que tal se aproveitássemos a chegada da nova década para fazer balanço dos últimos dez anos?

Há três tipos de avaliação às quais devemos nos submeter.

O primeiro deles é a auto-avaliação.

O apóstolo Paulo admoesta à todos os que participam da mesa do Senhor: “Examine-se o homem a si mesmo antes de comer deste pão e beber deste cálice” (1 Coríntios 11:28).

Este auto-exame deve ser, ao mesmo tempo, introspectivo e retrospectivo. Devemos avaliar nosso estado atual, e verificar se estamos numa carreira ascendente ou descendente, isto é, se estamos progredindo ou regredindo espiritualmente. Para isso, teremos que fazer um balanço que inclua deste do início de nossa caminhada com Deus até o momento presente. Paulo exorta os Coríntios: “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (2 Coríntios 13:5).[...]
***
Continuar a ler AQUI no Blogue de Hermes Fernandes