sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Portugal é uma Bomba Relógio...

Não, não vou dizer nada sobre o orçamento do estado nem sobre a economia. Apesar de me preocuparem, esses são assuntos que, aparentemente, podem ter uma solução a mais ou menos médio prazo, assim o queiram os partidos e a globalização que nos enquadra o permita. O que quero dizer é que há problemas bem mais graves no país e para os quais ninguém, ou muito pouca gente olha.
Ontem à noite quando me dirigia de carro a caminho de mais uma aula na escola bíblica na minha igreja, ouvi citar num programa de rádio na Antena 1 ( uma das estações da minha preferência ) uma estatística que me deixou literalmente siderado. Dizia o interveniente no programa que a taxa de jovens que conseguem concluir o 9º ano em Portugal, na actualidade, não ultrapassa os 30 a 40%. Depois dava como exemplo e referência positiva os países da europa da união com os quais nós insistimos em comparar-nos, nomeadamente a França, onde a taxa de sucesso para a conclusão do secundário ( nosso 12º ano ) é de praticamente 100%. Elucidativo, no mínimo, mesmo se eu não me dei ao trabalho de confirmar essa estatística, ( até porque quem deu a conhecer essa estatística no programa da Antena 1 me merece a maior credibilidade ) ou mesmo que ela possa, eventualmente, ter algum desvio que favoreça mais o desempenho do nosso sistema de ensino.
Podemos ter uma economia a definhar por causa da crise internacional que minou as finanças da europa e o seu sistema produtivo e que, por tabela, nos atingiu, mesmo descontando que a capacidade da nossa economia para resistir ao ciclo das crises é muito menor que a dos restantes países. Podemos demorar mais ou menos tempo a recuperar deste mau momento económico. Podemos suportar as adversidades e os sacrfícios que nos são impostos, facilmente, já que nunca nos habituámos a viver sem que esse panorama não fizesse parte do nosso quotidiano enquanto nação. Podemos até aceitar que dificilmente nos chegaremos ao pelotão da frente constituido pelos países mais ricos da união europeia. Podemos dar mil e uma desculpas para que isso tudo nos aconteça, ou arranjar melhores ou piores justificações para o nosso endémico atraso económico e até civilizacional. O que não podemos é hipotecar o nosso futuro como está a acontecer com a educação. 60% de jovens que não conseguem completar o 9º ano de escolaridade é um numero brutal e violento e que quer dizer que somos muito mais do que um pais adiado ou atarantado; somos um país destinado a implodir dentro de muito poucos anos.
Não discuto aqui causas ou responsabilidades, mas posso ver as consequências a curto, médio prazo, desta bomba relógio que temos entre mãos. E o problema é que parece ninguém se dar conta disso. Nem tudo se resolve com certificação de competências. A incompetência não pode ser certificada. O facilitismo, o "assobiar para o lado" ou "empurrar com a barriga para a frente", não nos levam a lado nenhum ou, se levam, não será concerteza a um lado agradável.
***
Jacinto Lourenço