terça-feira, 6 de março de 2012

Gabriel Garcia Marquez - 85 Anos para Contar




O mundo literário celebra hoje os 85 anos de Gabriel García Marquez, nascido a 6 de março de 1927 em Aracataca, Colômbia. O escritor, distinguido com o Nobel da Literatura em 1982, comemora também os 60 anos do seu primeiro conto, "A Terceira Resignação", os 45 anos do aclamado romance "Cem Anos de Solidão" e os dez anos de haver começado a publicar as suas memórias autobiográficas, "Viver Para Contar".
Um dos melhores presentes que García Marquez vai receber será a edição digital em espanhol de "Cem Anos de Solidão". O livro chegará também às livrarias virtuais. [...]
"Cem Anos de Solidão", uma das mais lidas e traduzidas obras em todo o mundo, foi considerada a segunda mais importante de toda a literatura hispânica, ficando apenas atrás de "Dom Quixote de la Mancha".  
Esta será a quarta obra de García Marquez em edição electrónica. "Relato de um náufrago", "Todos os Contos" e "Viver Para Contar" já têm edições digitais, dentro da coleção "Palabras Mayores".
Jornalista, escritor e argumentista colombiano, Gabriel García Marquez tinha 20 anos quando viu publicado o seu primeiro conto, "A Terceira Resignação", no diário colombiano "El Espectador", a 13 de setembro de 1947. A sua primeira reação foi "ter a certeza arrasadora de que não tinha os cinco centavos necessários para comprar o jornal".


Fonte: Expresso Online