sexta-feira, 23 de março de 2012

A Pedagogia da Porrada...

 
( Foto D.N. )

Independentemente da justeza ou oportunidade da greve geral convocada pela CGTP no dia de ontem ( assunto que não vem neste curto texto à discussão ), há uma coisa que me parece resultar mais ou menos óbvia para qualquer observador que, como eu, assiste a todos os desenvolvimentos sociais desde  o pós 25 de Abril de 1974: quando a direita chega ao poder, a polícia fica com a mão mais leve para o cassetete e a brutalidade desnecessária das suas intervenções é uma imagem de marca da PSP e dos seus grupos de intervenção especializados em pancadaria. E isso é calculado e senão incentivado pelo menos tolerado pelas chefias, caso contrário não aconteceria, estou certo, até porque, tirando um ou outro arruaceiro de serviço, que se isolará facilmente, as manifestações em Portugal costumam ser razoavelmente pacíficas. Então porque é que a PSP bate sem razão aparente ? Dir-me-ão que é para controlar a ordem pública... Esta hipótese não colhe, até porque, não vi que ontem estivesse posta em causa. Então resta a hipótese de PSP estar a bater por ter instruções para isso e porque, pensarão os seus responsáveis, e sabe-se lá mais quem, há que fazer a pedagogia da porrada para desmotivar as pessoas de se manifestarem. Claro que se aceitarão outras hipóteses... Mas tal não invalida que eu deixe de pensar que estou certo, a avaliar pelo que vejo, e pelo que sei da nossa história, especialmente desde o Estado Novo até agora !




Jacinto Lourenço