terça-feira, 20 de março de 2012

A União Europeia e o Abismo...




...Em 2008 deu-se a segunda grande crise global, a maior crise do capitalismo, incluindo a grande crise de 1929-30. Começou nos Estados Unidos da América, em consequência da globalização e do neoliberalismo, que criou o chamado capitalismo de casino, a economia virtual, a superioridade dos mercados sobre os Estados, os paraísos fiscais, as agências de rating e considerou o dinheiro como o valor supremo.
A crise global, iniciada na América, comunicou-se à União Europeia, onde a ideologia neoliberal tinha criado já algumas raízes, impulsionadas pela "terceira via", do famigerado Senhor Blair. As duas grandes famílias políticas europeias, a democracia cristã e o socialismo democrático, começaram a perder força, substituídas, respetivamente, pelos partidos populares, ultraconservadores, e pelos socialistas blairistas, mais ou menos adeptos do neoliberalismo.
Assim se explica a perda de prestígio da União Europeia, desde a crise de 2008, e a incapacidade dos seus líderes para lutar contra uma crise, que eles próprios, ajudaram a criar.
É neste contexto que o atual Presidente de França, Nicolas Sarkozy, reacionário de raiz, volátil e oportunista, vai disputar em França um novo mandato, tendo como principal rival François Hollande, socialista convicto, inimigo do economicismo financeiro e partidário do Estado social, que - diga-se - deu à Europa quatro décadas de paz, de justiça social, de pleno emprego e de bem-estar.
Curiosamente, Nicolas Sarkozy, tornou-se, com o avolumar da crise e talvez das dificuldades de França, numa espécie de assessor da Senhora Merkel, que, vinda da Alemanha comunista e depois aliada do partido neoliberal de extrema direita, tem vindo a travar a necessária evolução europeia, procurando "germanizá-la", ao seu gosto, como se isso fosse possível. Não creio que seja. A União Europeia, governada esmagadoramente por partidos populares ultraconservadores, está em descrédito profundo e, como disseram Helmut Schmidt e Jacques Delors, "à beira do abismo".[...]

Mário Soares in Diário de Notícias Online