sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O Sonho de Martin Luther King

Martin Luther King, pastor batista e líder dos direitos civis da população negra norte-americana, se fosse vivo, teria completado no passado dia 15 de Janeiro 82 anos. Estaria provavelmente, nesse dia, a festejar com a sua família, essa data, sorrindo das brincadeiras dos mais pequenos e contando histórias a familiares e amigos acerca da sua luta de resistência pela igualdade de cidadania entre brancos e negros. E muito teria para contar se o racismo militante e criminoso não lhe tivesse posto termo à vida, com uma bala criminosa, na cidade de Menphis, quando tinha apenas 39 anos de idade.
+
Não ficando completa, a sua luta foi determinante para o futuro dos Estados Unidos da América e foi por ela que se tornou possível que esse país possa agora ter, na Casa Branca, um negro como presidente da maior democracia do mundo.
+
Parece que finalmente vai ser erigido em Washington o esperado monumento de homenagem ao pastor Luther King. Não era sem tempo. Vejamos se é cumprida a data de inauguração marcada para 28 de Agosto deste ano. Terão passado precisamente 47 anos sobre um discurso célebre de Luther King naquela cidade.

+ + +

+

Jacinto Lourenço + + + +

+

+