( Salmos 113 )
+
+
Hoje de manhã acordei assim, com o sol a entrar-me casa dentro e a invadir todos os recantos. Apeteceu-me escancarar a janela e dar as boas vindas ao astro-rei, pelo seu calor, pelo seu conforto, pela ideia de estabilidade e fidelidade que nos traz, pelo seu consolo, pela esperança que transmite todos os dias; mesmo se não o vemos, sabemos que ele está lá, a aquecer corações do outro lado do mundo ou a lutar contra as nuvens negras, que se erguem, ameaçadoras, em gesto obnubilatório, e a insistir, incansavelmente, em romper pelo meio delas. Impossível ofuscá-lo !
+
Agradeci a Deus pelas maravilhas da sua criação e suspirei pela primavera na ânsia de ver com que multiplicidade de cores vai Deus pintar a imensa tela dos campos. Louvei-O pela vida, pela minha família, pelo seu amor, pela sua misericórdia e paixão por mim e por todos os homens, mulheres e crianças que me cercam e que constituem a comunidade em que me insiro. + Por agora, esqueci crises, dívidas soberanas, campanhas eleitorais, cortes salariais e outros problemas que tais. + Hoje concentrei-me na vida e nas ofertas que Deus me trouxe neste novo dia cheio de oportunidades.
+
+
oportunidades. + É seguramente um dia para dizer a toda a gente a oração de habacuque :
+
+ Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado,
+
+ todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.
+
+ O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos .
+
+ + + Jacinto Lourenço