sexta-feira, 30 de setembro de 2011

As Verdades de um Pantomineiro...





O homem que foi à BBC "confessar" que "há três anos sonhava todas as noites com uma recessão como esta para poder fazer mais dinheiro" fez hoje outra espantosa confissão: Não passa de um pequeno empresário com apenas 985 libras (1133 euros) no banco, que nos últimos quatro anos perdeu mais de 10 mil libras na bolsa.

A revelação surgiu no jornal The Telegraph de hoje. "Procuro atenção. É por isso que falo e por que aceitei ir à BBC. A bolsa para mim é apenas um hobby, não é um negócio. Mas eu gosto de falar, falo muito, e adoro a ideia de falar em público", afirmou Rastani ao jornal britânico.

Rastani talvez apenas quisesse "chamar a atenção", como diz agora, mas conseguiu muito mais do que isso. Pôs os mercados a falar sobre eles próprios e até afectou alguns governos - Elena Salgado, ministra das Finanças espanhola, disse mesmo que as suas declarações eram "imorais".

A BBC ainda não explicou como foi possível ir para 'o ar' um pequeno empresário apresentado como corretor. Mas na sua edição online alerta para outro facto: Rastani não deixa de ter razão naquilo que disse. Algo que também é argumentado pelo jornal The Guardian [...].


Diário de Notícias online
* * *


Pode não passar de um pequeno empresário, um gato pingado, um aventureiro oportunista, um chico-esperto e não ter até onde cair morto, mas uma coisa já ninguém lhe tira: os seus cinco minutos de fama, e logo na insuspeita e transnacional  BBC. Mas este pequeno fait divers mostra a completa desorientação do mundo desenvolvido para lidar com os problemas económico-sociais que tem pela frente e mostra também que os media, mesmo os supostamente mais sérios, correm atrás de factos e notícias e divulgam-nas sem antes indagarem da sua veracidade ou credibilidade. Ou seja os media actuais, na ânsia de share ou aumento de tiragens, empanturram a opinião pública com não-notícias ou não-factos que só alimentam jogos especulativos e produzem alarmismo e medo. 

Costuma dizer-se que o diabo tem as costas largas, e na maior parte das vezes é verdade, agora que ele tem muitas faces lá isso tem.  O dito Alessio Rastani pode não passar de um zé-ninguém ou de um pantomineiro, mas a BBC tinha a obrigação de ter feito essa triagem, detectar o logro e não o colocar no ar. Não o fez e empenhou a sua credibilidade jornalística.

Porém  parece que toda a gente concorda  que  Rastani  disse algumas verdades sobre este sistema capitalista selvagem em que vivemos e sobre quem é que manda num regime globalizado e de via aberta  para a completa diabolização do dinheiro e da sua utilização, que tem servido para, literalmente, destruir nações, pessoas e países e o mais que se verá ainda. 


Jacinto Lourenço