quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O Mundo em que Vivemos


Não passaram muitos anos ainda, mas já lá irão quase 40. Nessa altura lembro-me das discussões que nós, jovens cristãos, tínhamos sobre a forma como o mundo evoluia e quais os desfechos que o mesmo poderia ter à luz das ideias escatológicas e interpretações que então se faziam sobre o Livro de Apocalipse e as suas projecções futuristas. Lembro também que, nesses anos, a União Europeia ainda se chamava Mercado Comum e, à luz da Bíblia, imaginávamos então, este  erguer-se-ia como o novo império romano que iria dominar o mundo. As nossas certezas iam sendo desmontadas dia após dia, ano após ano, com a evolução mais ou menos célere dos acontecimentos à volta desta nova europa que surgia e só os nossos verdes anos e grande voluntarismo bíblico desculpavam a bondade das convicções muito avant-garde para a época. 

Os anos sucederam-se, as projecções político-escatológicas das nossas discussões juvenis esboroaram-se ao mesmo ritmo que se esborova a realidade de uma igreja que se negou sempre a acompanhar os tempos e adaptar-se a novas contingências sociais. O Mercado Comum cresceu, em termos de membros, mais do que alguma vez a nossa imaginação poderia supor. Transformou-se na União Europeia que conhecemos hoje. Não sabemos como vai continuar a evoluir, seja lá isso da evolução  o que for. Aquilo que nos parece é que esta ideia de Europa, acabou, e nada a poderá já redimir. O que virá a seguir ? Não sei. O que sei é que se o governo grego concretizar o anunciado referendo esta dita União Europeia vai desmantelar-se como se de um castelo de cartas se tratasse. E porquê ? Porque esta UE já não assenta na soberania dos povos; já não radica o seu poder na democracia mas antes em poderes ocultos que não querem nem podem ser escrutinados. E os governos europeus têm pavor do voto popular, especialmente se este não servir os seus interesses. É por isso que o anúncio do primeiro-ministro grego teve o efeito de uma tempestade espalhando o terror no mundo e particularmente na europa.  O que se seguirá ? Também não sei. Mas sei o que diz a Bíblia quando ao fim dos tempos e acredito que, cada vez mais, o mundo se reaproxima da matriz bíblica e do cumprimento do plano de Deus, mesmo que esse caminho esteja a ser feito  inconscientemente.

Apocalipse 5:1 Vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, bem selado com sete selos.
2 Vi também um anjo forte, clamando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de romper os seus selos?
3 E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.
4 E eu chorava muito, porque não fora achado ninguém digno de abrir o livro nem de olhar para ele.
5 E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos.



Jacinto Lourenço