quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Maitê Proença Pede Desculpas aos Portugueses...

Em declarações ao site O Globo, a actriz brasileira Maitê Proença pede desculpa aos portugueses mas acha que "está a faltar o humor às pessoas". Em declarações ao site O Globo, a actriz brasileira Maitê Proença pediu desculpa aos portugueses após a indignação causada por um vídeo sobre Portugal que apresentou no programa 'Saia Justa'. No site O Globo a actriz diz que "tudo não passou de uma brincadeira". Segundo Maitê Proença, "só quem não vê o 'Saia Justa' poderia levar isso a sério. No programa, a gente ironiza até o presidente Lula". Apesar do pedido de desculpa, Maitê Proença considera no entanto que "está a faltar o humor às pessoas". A indignação causada em Portugal pelo vídeo de Maitê Proença levou à criação de uma petição online a exigir um pedido de desculpa "ao povo português e a toda a sua história" que já contabiliza quase 2000 assinaturas.
* * *
Minha amiga Maitê, o mínimo que se poderia dizer é o mesmo que diria o Diácono Remédios : "Não havia necessidade. A artista, é uma boa artista".
Eu vi a reportagem e não me parece que as características do programa citado possam desculpar a sua falta de educação e correcção e o tom jocoso, reinante no estúdio, e que a dita reportagem mostrou. Ainda para mais sendo uma actriz estimada em Portugal, pela generalidade de quem segue a sua carreira....
Quando eu era criança, ensinaram-me que há coisas com as quais não se deve brincar. Talvez não tenham ensinado isso à menina ou, se ensinaram, a menina esqueceu !
Há uma medida para a brincadeira e para a conveniência e há pessoas que não têm senso-comum, seja em Portugal ou no Brasil, claro.
Sabe o que me parece ?! O que me parece é que dificilmente as novelas em que a menina participe, e que venham a passar em Portugal, voltarão a ter boas audiências. E também acho que dificilmente voltará a ser convidada para actuar em Portugal. A memória do povo não costuma ser curta.
Jacinto Lourenço