sexta-feira, 23 de outubro de 2009

"Ver o que Galileu Viu"

( Imagem Diário de Notícias )
Sem saírem de casa, os portugueses vão poder controlar um telescópio de ponta e observar o que Galileu viu há 400 anos.
. A iniciativa insere-se no Ano Internacional da Astronomia, que nos próximos dias junta amantes dos astros de todo o globo. Noites com Galileu é o nome do programa que, durante os próximos três dias (entre quinta e sábado), vai permitir a cientistas e leigos observarem o que um dos mais famosos astrónomos de sempre conseguiu ver em 1609 com a ajuda de apenas uma luneta que ele próprio tinha construído. Basta um vulgar computador com acesso à Internet para poder aceder ao site
www.galileannights.org/remote_observing.html, no qual todos os amantes de astronomia vão poder controlar um telescópio de um qualquer lugar remoto do mundo.
Mas a programação não se fica por aqui. Entre 22 e 24 de Outubro, mais de meia centena de países vai participar neste evento, que pretende ser um dos maiores de sempre no que toca a divulgação científica. Em Portugal já estão agendadas centenas de acções, desde um "jantar em Marte" a visitas guiadas pelo céu nocturno. Os passeios pelo sistema solar vão ser possíveis um pouco por todo o país. As Noites com Galileu inserem-se na programação do Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009), cujo objectivo é estimular o interesse pela astronomia e pela ciência em geral. "O AIA2009 assinala o passo de gigante que constituiu a primeira utilização do telescópio para observações astronómicas por Galileu", lê-se no site da Sociedade Portuguesa de Astronomia, um dos organismos responsáveis pelo evento. O Ano Internacional da Astronomia (www.astronomia2009.org) é organizado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, da Agência Ciência Viva e da European Astronomical Society. Desde o início do ano já se realizaram mais de 1500 eventos no país, dinamizados por mais de 360 instituições.
In Diário de Notícias de 22 de outubro de 2009