sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Navegação...

+
+
Não se pode navegar ancorado. Se o barco for à vela, temos que puxar a âncora, içar as velas, e deixar que o vento impulsione nossa navegação. +
+
+
... A ordem é avançar, cumprir a nossa vocação. Porém, para isso, é preciso esquecer, desvencilhar-se do que passou, e prosseguir para o alvo, “pelo prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp.3:14).
+
Repare nisto: a vocação é soberana. Já nascemos com ela, e ela nos acompanhará até ao último minuto. Em Romanos 11:29, Paulo diz que os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.
+
Lutar contra isso é perda de tempo. Não se trata de algo que recebemos ao nos converter. É como aquele item que já vem de fábrica. O conselho de Paulo é que “cada um fique na vocação em que foi chamado” (1 Co.7:20). Ninguém terá sua vocação alterada ao se converter a Cristo.
+
Mas não basta insistir em nossa vocação, é necessário que andemos de maneira digna da vocação com que fomos chamados (Ef.4:1). Temos que honrar nossa chamada, e buscar corresponder às expectativas de quem nos vocacionou.
+
E finalmente, temos que procurar “fazer cada vez mais firme” a nossa vocação e eleição, para que nunca tropecemos (2 Pe.1:10).
+
O que faz muita gente titubear e tropeçar é a falta de certeza daquilo que quer.
+
A vocação não é fruto de nossas escolhas. É aquilo para o qual Deus nos escolheu. Portanto, trata-se de eleição divina e soberana. E enquanto não a cumprirmos, não nos sentiremos satisfeitos.
+
A única maneira de nos sentirmos satisfeitos é actuando naquilo para o qual Deus nos chamou.
+
Não existem vocações sagradas e outras seculares ou profanas. Todas as vocações são divinas. Se Deus te chamou para o ministério, Ele mesmo lhe habilitará para exercê-lo. Mas se Ele te chamou para actuar em outro campo, seja qual for, Ele também te capacitará. Porém, para tornar mais firme nossa vocação, devemos buscar aprimorar-nos naquilo que fazemos, aplicando-nos, estudando, esmerando-nos no afã de alcançarmos a excelência.
+
Deixe-se atrair para o futuro. Abrace o desafio que lhe está proposto, e siga o seu destino, sem se distrair com nada, sem olhar para direita ou para esquerda.
+
+
+