terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Cristianismo Mascarado

Máscaras

Sempre que coloco uma máscara para encobrir minha realidade fingindo ser o que não sou,

faço-o para atrair as pessoas. Mas logo descubro que somente atraio outros mascarados, afastando as pessoas devido a um estorvo: a máscara.

Faço-o para evitar que os outros vejam minhas fraquezas, mas logo descubro que por não verem a minha humanidade, as pessoas não podem me amar pelo o que sou e sim pela máscara.

Faço-o para preservar minhas amizades, mas logo descubro que quando perco um amigo, por ter sido autêntico, ele realmente não era amigo meu, e sim amigo da máscara.

Faço-o para evitar magoar alguém e por diplomacia, mas logo descubro que é a máscara o que mais magoa as pessoas de quem quero me aproximar.

Faço-o com a certeza de que é o melhor que tenho a fazer para ser amado; mas logo descubro o triste paradoxo: o que mais desejo conseguir com minhas máscaras é precisamente o que com elas eu impeço que aconteça.

Gilbert Brenson-Lazán*

*(…)Este texto excepcional do psicólogo norte-americano Gilbert Brenson-Lazán, serve tanto como parábola (e repreensão) para a vida cristã de alguns, como cai como uma luva nesta época de carnaval.

In Blogue Poesia Evangélica Via Confeitaria Cristã