quarta-feira, 4 de março de 2009

Campanha Anti-Palavrão

Um grupo anti-palavrão chamado "No Cussing" quer promover uma semana sem palavras obscenas em Los Angeles, ainda em Março. O líder da organização, McKay Hatch, com apenas 15 anos, vai encontrar-se nesta terça-feira (ontem 03/03) com Michael Antonovich, representante desta região com milhões de pessoas, para tentar viabilizar o projecto.

Hatch fundou o seu clube anti-palavrão aos 14 anos. E, mesmo se aprovada em Los Angeles, ele está ciente de que nem todos vão aderir à proposta. Muitas vezes quando os integrantes do seu grupo se encontram às quartas-feiras, na escola de South Pasadena, alguém acaba por proferir um termo inapropriado para a ocasião. Além disso, Hatch já foi criticado por aqueles que gostam e defendem os palavrões.

Antonovich afirmou que, mesmo que colocada em prática, a semana anti-palavrão não implicará multas para aqueles que não aderirem. “Funciona como um lembrete para todos nós, para sermos respeitadores para com os outros e ficarmos atentos às palavras que usamos”, afirmou Tony Bell, porta-voz do supervisor.

Em Março do ano passado, South Pasadena, a cidade natal de Hatch, criou uma semana livre de palavrões. Há dois anos, uma escola do Canadá ameaçou expulsar aqueles que abusassem dos termos de baixo calão. O jovem quer ir mais além com o seu projecto. “No ano que vem, quero levar a semana anti-palavrão à Califórnia. E e depois , quem sabe, a todo o mundo ! ?”

O adolescente acredita que, se as pessoas se tratarem de maneira mais civilizada, poderá ser mais fácil o trabalho em equipe e a solução de grandes problemas. Ele disse que a sua campanha começou quando percebeu que os amigos usavam o "amesquinhamento" dos outros, algo que não era normal e nem permitido no seio da sua família. “Não quero forçar ninguém a parar, apenas fazer um alerta. Se você ficar uma semana sem "amesquinhar", talvez consiga duas. E, depois, talvez um mês.”

In G1