sábado, 14 de março de 2009

Relógio de Lincoln escondia mensagem "secreta"

Museu americano revelou uma mensagem que o próprio presidente desconhecia

Um relógio de ouro que pertenceu a Abraham Lincoln escondia uma mensagem que marcava o início da guerra civil nos Estados Unidos. Apesar disso, o presidente americano nunca teve conhecimento da inscrição “secreta”, revelou hoje o Museu Nacional de História Americana

Nas inscrições pode ler-se: “O forte de Sumpter foi atacado pelos rebeldes” e “graças a Deus temos Governo”. Os responsáveis acreditam que estas palavras tenham sido escritas pelo relojoeiro Jonathan Dillon, a 13 de Abril de 1861.

O Museu só aceitou abrir o relógio para ver se a mensagem estava realmente lá depois de ter sido contactada pelo trineto do relojoeiro, Doug Stiles, residente em Waukegan em Illinois.

A Guerra Civil Americana começou quando as tropas dos Estados Confederados da América abriram fogo sobre o forte Sumter em Charleston no estado de Carolina do Sul, a 12 de Abril de 1861.

45 anos depois, o relojoeiro Dillon disse ao “New York Times” que estava a reparar o relógio de Lincoln quando ouviu os primeiros tiros da Guerra Civil a serem disparados. O próprio Dillon confessou que tinha desaparafusado o relógio e com um objecto afiado marcou este dia histórico no relógio do presidente.

“Lincoln nunca soube da mensagem que transportava no seu bolso”, disse em comunicado Brent Glass, o director do Museu Nacional de História Americana. “É uma parte pessoal da história, que relata como um simples relojoeiro quis deixar algo gravado para a posterioridade”, acrescentou Brent Glass.

Jornal Público de 11 de Março de 2009