segunda-feira, 2 de março de 2009

As Vacas de Basã e o Touro de Wall Street

Em “Deus e o Mundo dos Negócios”, Paul Stevens, autor também de “A Espiritualidade na Prática”, lembra uma história conhecida, especialmente do público norte-americano, que começa com a frase “você tem duas vacas”. Ele cita Richard Higginson numa abordagem sobre investimentos, no seu livro “Questions of Business Life” [Questões da vida de negócios]. Qualquer semelhança não é mera coincidência.

Feudalismo: Você tem duas vacas. O seu senhor fica com parte do leite.

Fascismo: Você tem duas vacas. O governo fica com as duas, contrata-o para cuidar delas e você ainda tem que comprar o leite.

Comunismo: Você tem duas vacas, t em que cuidar delas, mas o governo fica com todo o leite.

Capitalismo: Você tem duas vacas. Você vende uma e compra um touro. A sua manada multiplica-se e a economia cresce. Você vende a manada e aposenta-se com o lucro.

Capitalismo segundo a Enron [ou, actualizando, segundo as “Instituições Financeiras” em Wall Street]: Você tem duas vacas. Vende três à sua própria companhia de capital aberto usando cartas de crédito abertas pelo seu cunhado num outro banco. Em seguida, faz um acordo para pagar a dívida com participação do dinheiro de accionistas da sua companhia, e pode, então, adquirir todas as quatro vacas de volta, com isenção de taxas para as cinco vacas. Os direitos sobre o leite das seis vacas serão transferidos através de um intermediário para uma empresa nas Ilhas Caymão, que pertence secretamente a um dos accionistas maioritários, que vende os direitos de todas as sete vacas de volta para a sua companhia de capital aberto. O relatório anual da “Instituição” reporta que a companhia possui oito vacas, com opção de compra para uma nona vaca.

E, por falar em vacas, lembro-me também das de Basã, gordas e satisfeitas, que nos foram apresentadas por Amós (Am 4:1). Com a palavra, o próprio: “Eu sei das muitas maldades e dos graves pecados que vocês cometem. Vocês oprimem o justo, recebem suborno e impedem que se faça justiça ao pobre nos tribunais” (5:12). “Está chegando o dia em que enviarei fome pelo país inteiro. Todos ficarão com fome, mas não por falta de comida, e com sede, mas não por falta de água. Todos terão fome e sede de ouvir a mensagem de Deus, o Senhor” (8:11).

In Ultimato Via Ovelha perdida