sábado, 8 de agosto de 2009

Seguir o Sargo, Não o Cherne nem Saramago

Porque hoje é sábado, tenho coisas para dizer, mas o mesmo se passa nos outros dias todos; presumindo, evidentemente, que aquilo que tenho para dizer possa interessar quem me lê, o que pode não passar de presunção minha, passe a redundância. Mas como “presunção e água benta cada um toma a que quer”… Confesso que “água benta” só me lembro de ter “tomado” até à designada “primeira comunhão”, mas como fui ao que não sabia, sinto-me ilibado dessa herética responsabilidade. Então, sem outra alternativa, cá vou ceder à presunção de que tenho alguma coisa para dizer e que isso tem condições para ser lido e trazer algum benefício a quem lê ! Na passada Quinta-feira, fiquei chateado com o ataque ao Facebook e ao Twitter. É que isto já me parece uma perseguição pessoal, e logo comigo , que nunca tive a mania da perseguição. Mas a bem dizer, é muita “coincidência” eu ser ainda um neófito no Facebook e a rede ter sido atacado por piratas ao fim de poucos dias… De tal modo me quedei pasmo e incrédulo, à frente do ecran, que comecei de imediato a puxar pela cabeça, tentando discernir qualquer coisa menos boa que tivesse por isso caido menos bem aos administradores da dita rede a ponto de me privarem de mandar umas “postas” – perdão o que eu queria dizer mesmo era: publicar uns Posts, porque “postas”, como bem sabemos, é coisa que não tem nada a ver com o Post inglês. Mas o Tuga é assim mesmo: pensa em Posts e logo “arredonda” para “postas” que equivale a intuir que se trata de “coisas de circunstância” ou de oportunidade e que podem ter umas mais relevância que outras. A mim, confesso, atrai-me o termo “postas”, mesmo sendo vernácula, a palavra, sugere-me algo de que gosto muito, tipo “posta Mirandesa” ou posta de peixe, de um bom peixe grelhado ou assado no forno, que deve ser o que vou almoçar hoje, ali para os lados da Ericeira onde, como dizia a canção do Tudela, que foi cantor da pré-história da canção ligeira portuguesa, “o mar é mais Azul”. De preferência irei “seguir um sargo”, que é peixe de eleição para as minhas papilas gustativas. Falou-se em “ Postas” e pronto, a prosa, que até nem tinha começado mal , deu nisto… lá se foi, de uma assentada, a minha presunção de que sou prosador… Mas dizia eu, que acho que alguém me quis privar de colocar uns Posts , no Facebook, por umas largas horas. Sim, porque eu tenho a certeza que há muitos candidatos a isso e não apenas por não gostarem da minha prosa… Ou será ? Se é, fico mais preocupado ainda, já que tendo alma de poeta aprisionada numa gaiola dentro do peito, e que só a espaços se soltou nos anos todos que levo de vida vivida, qual pato mudo e não canário, não terei também jeito para a prosa… e isso sim, é dramático para mim, para quem a escrita é como o respirar e o amar: nada nem ninguém, ou nenhuma situação, por mais complicada que seja, pode aprisionar ou impedir tais actos. Mas depois dei comigo a pensar melhor ( e eu acho que é sempre um bom sintoma quando nós pensamos melhor, mesmo que não consigamos imprimir mais perfeição ao que fazemos em determinado momento, fica-nos sempre o sossego na alma de que pensámos o suficiente e não tivemos foi arte ou engenho para fazer tão bem quanto pensámos ) e concluí que os ditos piratas, os que atacaram as duas maiores redes sociais da actualidade, só podiam estar a soldo do nosso Saramago que, como sabemos igualmente, “criou” recentemente, algures com sede em lugar oculto da ilha de Lanzarote, a “ L. I. G. G.”( sigla para “ Liga Internacionalista Contra o Grunhido dos Grunhos” ), já que grunhos são, como ele designa, todos os que usam ou venham a usar as redes sociais e afins.... Mas eu cá não me preocupo com estes devaneios do Nobel Português; ele é assim mas, lá no fundo, tem a alma grande como todos os “Ribalentejanos” que são a modos que uma espécie de Ribatejanos que se convertem ao Alentejo, seja por necessidade ou imposição circunstancial. Para mais, Saramago também já disse “cobras e lagartos” dos Blogues e, afinal, acabou por se tornar num “cristão-novo” dos mesmos. Bastaram-lhe os primeiros “esticões” nas “máquinas de tortura da Blogosfera”. Ontem, Sexta-feira, li e fiquei mais descansado: o problema do assalto às redes está relacionado com o conflito Russo-Georgiano. Ilibei o Nobel e a “sua” recém-criada Liga . Acto continuo pensei também: Saramago jamais se aliaria a esta nova Russia, valha a verdade. Muito mais tranquilo sobre os rumores que momentaneamente queriam ferir a honorabilidade do homem que luta, em Portugal e no mundo à volta, contra os “grunhidores”, em cujo número eu corro sério risco de me incluir, a menos que o meu amigo Brissos, homem, pastor e técnico experiente nestas coisas, promova umas sessões de terapia para pessoas dependentes da “estirpe” do grunhido, lá fui seguir o meu Sargo - grelhado - ( não o cherne, que é peixe de menos valia para boas receitas culinárias - pelo menos em terras lusas - e menos ainda saramago, que é nome dado a ervas ou arbustos daninhos abundante nos campos alentejanos ) até à Ericeira. O melhor peixe do mundo, só batido por um bom Robalo ao sal - escalado também se tolera... - mas que normalmente se mostra menos amigo da carteira que o sargo, menos fino e exigente na hora de pagar a conta. Para mais, suspeita-se que tenha o "vício do fumo"…, facto que o “desvaloriza”, desde logo, como peixe... Por isto mesmo, não evito fincar-lhe avidamente o dente, ( o meu dente ) sempre que a oportunidade se apresenta , desviando o olhar dos seus ( dele, o sargo ) afilados dentes amarelecidos, a descambar para o castanho, pelo “tabaco” ( isto é conversa para que só pescador de sargos entenda...) . Até porque sou um confesso e inveterado anti-tabagista, por todas as razões conhecidas e mesmo as que eu não conheça ainda.
. Jacinto Lourenço