quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O Dinheiro do Rabino...

" Um rabino, um pastor protestante e um padre católico, reunem-se ecumenicamente, seguindo uma tradição local. Falam de Deus, dos seus paroquianos e da difícil tarefa que se propuseram na terra. Comentam também a sua vida quotidiana.
+++
- O que fazer com as contribuições dos fiéis ?
+++
- Eu, diz o padre, resolvi o assunto desta forma: traço um círculo no chão, pego no dinheiro das esmolas e atiro-o para o círculo. O que fica dentro do círculo é para Deus, o que fica de fora, para as minhas necessidades.
+++
- Eu, acrescenta o pastor protestante, faço algo semelhante. Traço um risco no chão e atiro o dinheiro. O que for para além do sinal é para Deus; o que não for é para mim. E você, rabino ?
+++
- Eu ? Eu resolvo directamente com Deus. Junto todo o dinheiro e atiro-o em direcção ao céu. O que Deus quer, guarda-o ; o que não quer, deixa cair ao chão e fica para mim."
***
Do livro: "Anedotas de Judeus que o meu pai me contou" de Abrasha Rotenberg. Edição Esfera dos Livros