quinta-feira, 31 de março de 2011

No Sossego e na Confiança...


O dia de hoje reservou-me, num dos devocionais que habitualmente leio, a reflexão abaixo, de Spurgeon,  que me parece bastante a propósito dos momentos pelos quais o mundo, em particular a Europa e em especial Portugal,  com os seus problemas económicos e sociais, está a passar; mas também muitos países do Norte de África, cujas populações aspiram a uma verdadeira democracia e a direitos cívicos e sociais. Não sabemos onde tudo isto nos conduzirá  mas, como cristãos, precisamos ser gente com um nível de estabilidade espiritual e emocional que terão que  radicar no Senhor das  nossas vidas. Ele é a fonte de toda a vida, de  todas as certezas, de toda a estabilidade. Como dizia o Salmista, "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam".  É por isso que nesta hora de grandes incertezas e de todas as dúvidas, o cristão deve mostrar, no seu círculo de influência, responsavelmente, a proveniência das suas certezas e o caminho para a Fonte de águas tranquilas. "Voltando e descansando, sereis salvos; no sossego e na confiança estará a vossa força" ( Isaias 30:15 ).


Jacinto Lourenço







Não temas o pavor repentino nem a assolação dos ímpios quando vier. Porque o Senhor será a tua esperança, e guardará os teus pés de serem presos.

( Provérbios 3:25,26 )


Quando Deus sai para juízo, não que que o Seu povo tenha temor, porquanto Ele não sai para danificar, mas para defender os justos.
Ele quer que mostrem o seu valor. Os que gozamos da presença de Deus, deviamos manifestar presença de ânimo e, porque o Senhor pode vir de repente, não devemos mostrar surpresa por qualquer acontecimento repentino. A serenidade sob o ímpeto e o estrondo de males inesperados é um precioso dom do amor divino. O Senhor quer que os seus escolhidos tenham discernimento para ver que a ruína dos ímpios não é uma calamidade para o universo. Somente o pecado é mau; o castigo que o segue é como sal preservativo que guarda a sociedade da corrupção. Devíamos indignar-nos mais contra o pecado, que merece o inferno, do que contra o inferno que é o resultado do pecado.

Assim mesmo, o povo do Senhor deverá mostrar grande quietude de espírito. O diabo e a sua semente estão cheios de todo o engano, porém os que andam com Deus não serão tomados nos seus braços enganosos. Segue adiante crente em Jesus e deixa Deus ser a tua confiança.

C.H. Spurgeon