sexta-feira, 25 de março de 2011

O meu Grito do Ipiranga...

. .
Não tenho particular afeição por pessoas ou coisas que procurem cercear a liberdade individual de cada um. Este meu Blogue, o Ab Integro nasceu precisamente desse sentimento e dessa necessidade de dizer e escrever o que penso e sinto sem o exame prévio de ninguém ou mesmo de qualquer auto-censura empacotada em pressões externas. Hoje não aguentei mais a falta de liberdade que o anterior template que utilizava na edição do Ab Integro me tentava impor e mandei-o às urtigas. Escolhi um novo, que não me desconfigurasse os textos que edito, especialmente os poéticos, e que tantas vezes me inibi de publicar, não porque não goste de poesia - bem pelo contrário - mas porque a respeito demasiado e aos poetas. É por isso que o meu Blogue tem agora um aspecto gráfico diferente e, afinal, mais a ver comigo, que gosto de me ver rodeado de livros. Dei o meu Grito do Ipiranga; proclamo que, a partir de agora, mesmo não sendo um Blogue de poesia, esta terá o lugar de destaque que merece, por direito próprio, sem que eu passe horas a inventar artimanhas para contrariar as "maldades" do template. Os pormenores irão agora ser corrigidos gradualmente, sem pressas.
.
Nada melhor do que Pessoa para celebrar a minha liberdade de editar o que quero, como quero e quando quero.
.
Nada melhor do que Fernando Pessoa para celebrar a Liberdade, que pertence aos portugueses, de tomarem os destinos do seu próprio país entre mãos e partirem rumo à descoberta de novas soluções e novos rumos. Desfraldar as velas e reinventar portugal e os portugueses, dando de novo uma lição a quem, por esse mundo fora, nos quer tomar por imbecis .
.
.
.
J.Lourenço
.
.
.
.
.
.
.
.
O INFANTE
.
.
.

Deus quere, o homem sonha, a obra nasce.

. Deus quiz que a terra fosse toda uma,

. Que o mar unisse, já não separasse.

. Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,

.

. E a orla branca foi de ilha em continente,

. Clareou, correndo, até ao fim do mundo,

. E viu-se a terra inteira, de repente,

. Surgir, redonda, do azul profundo.

.

. Quem te sagrou creou-te portuguez.

. Do mar e nós em ti nos deu signal.

. Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.

. Senhor, falta cumprir-se Portugal!

.

.

.

Fernando Pessoa in Mensagem