quinta-feira, 14 de abril de 2011

Os Homens e as Suas Circunstâncias...


Ouvi ontem Otelo Saraiva de Carvalho dizer na televisão que, se soubesse o que sabe hoje, não tinha feito o 25 de Abril.

Eu compreendo o estratega do 25 de Abril  na sua mágoa. No fundo, todos nós, uns mais que outros,  conseguimos que uma ideia bonita e uma lufada de esperança e liberdade se tornasse naquilo que é hoje Portugal e que, em muitos aspectos, não nos dignifica.

Otelo Saraiva de Carvalho não deve no entanto esquecer que ele próprio tem grandes responsabilidades, no pós 25 de Abril, por aquilo em que se transformou este Portugal amargo que hoje temos. O homem, é ele próprio mais as suas circunstâncias. Se houve gente que não soube estar à altura das suas circunstâncias, Otelo estará seguramente nesse grupo em períodos distintos nos primeiros anos a seguir à Revolução dos Cravos. Mas mesmo assim, não deixo de lhe louvar, e a tantos outros militares de Abril, a coragem e ousadia que tiveram que encontrar para derrubar um regime político indigno. Não partilho  da mesma visão que Otelo faz passar sobre a oportunidade e importância do 25 de Abril para Portugal. Valeu a pena sim ! Contudo será bom que não esqueçamos algo que está sintetizado na mensagem que um dos principais operacionais da revolução que implantou a república em Portugal, o oficial da armada  Carlos da Maia, enviou por carta a João Chagas por essa altura :  "Uma revolução pode mudar as instituições, mas em nada alterou o carácter dos homens. Eles continuarão a ser o que eram: perversos e imbecis."


Pois é, e isso é uma coisa que só Deus pode mudar, assim cada um de nós lhe faculte a oportunidade para tal. O problema é que há muita gente que insiste e persiste em não querer fazer como Zaqueu, um cobrador de impostos que roubava o povo e os romanos e que por isso tinha enriquecido ilicitamente.

Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico. Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura. E Correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa. Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria.
Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador. Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado. Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

( Evang. Lucas Cap. XIX )





Jacinto Lourenço