quarta-feira, 8 de abril de 2009

O Que é a Páscoa ?

"Páscoa era festa da Lua 12 séculos antes de Cristo"

O que é a Páscoa?

Desde o século XII antes de Cristo, a Páscoa é uma festa da Primavera, a festa da primeira lua cheia a seguir ao equinócio de dia 21. Mas a Páscoa cristã já vem da Páscoa judaica . É um exemplo de continuidade no calendário festivo. No século XII, o ano começava agora com o equinócio da Primavera, ligado à lua, que era uma divindade neste período no Médio Oriente. Os hebreus pediam aos patrões para festejarem o seu Deus nesse dia. Foi nesse contexto que se deu a fuga dos judeus para a Palestina. Passou a ser a data judaica.
Jesus já festejava a Páscoa e a "última ceia" seria, justamente, a celebração da Páscoa. Como se explica que agora celebremos a Páscoa para assinalar a ressurreição de Cristo?
Explica-se pela ideia de continuidade na celebração. No século V, a Igreja católica estabeleceu que a Páscoa se celebraria sempre no domingo a seguir à Páscoa judaica, uma guerra de igrejas e uma certa xenofobia...

E os rituais?
É preciso ter em conta que era uma festa campestre. Sendo a festa da lua e concebendo-se que era a lua que regulava a natureza, a procriação animal e humana, a lua é o símbolo exacto da renovação da vida. E o renascimento de Jesus Cristo encaixa-se perfeitamente na ideia de renovação da vida. Esta celebração também teve grande prestígio pelo facto de estar ligada à Primavera.

Como aparecem os ovos e os cordeiros?
Sendo uma festa de pastores, estes aproveitavam para tosquiar as ovelhas. Os cordeiros surgem, naturalmente, associados ao sacrifício à lua. Ainda hoje, no Minho, por exemplo, o anho é obrigatório. Já os ovos simbolizam a renovação, a vida, a célula fundamental da existência humana.
Tem havido alterações substanciais ao longo dos tempos na forma como a Páscoa é celebrada?
Não houve alterações muito significativas. Antigamente, e ainda hoje em algumas aldeias do Minho, a Igreja fazia o chamado compasso, levando Cristo na cruz, de porta em porta, para ser beijado pela população. Hoje, esse ritual deixou de ser compatível com as rotinas da nova sociedade, que já não vive em aldeias.

O simbolismo da Páscoa é mais forte que o do Natal?
O Natal é, desde logo, menos antigo. Para além de que Jesus nem sequer nasceu em Dezembro. Foi noutra data e depois houve aí hesitações da Igreja. A Páscoa vem da natureza, tem um cunho mais forte. Para consolidar a fé cristã, a Páscoa é mais forte.

Como é hoje a celebração pelas várias igrejas ?
Hoje a celebração é basicamente ligada à gastronomia, tanto nos católicos como nos protestantes, para quem se trata da festa mais importante do ano.

Entrevista de Carla Aguiar ao antropólogo Moisés Espírito Santo*
In Diário de Notícias de 23 de Março de 2008
*doutor em Sociologia das Religiões