quinta-feira, 30 de abril de 2009

The Plastic Woman

Americana viciada em plásticas já fez 47 operações

Cindy Jackson é recordista em cirurgias estéticas e esteve ontem no Porto a gabar o seu modo de vida. Especialistas consideram o caso anormal, mas alertam que em Portugal há jovens "de 21 anos que já vão na terceira operação".
"Em 1988 recebi um herança do meu pai. Podia comprar uma casa, um carro, uma viagem... ou fazer uma cirurgia plástica. Escolhi a última opção e ganhei tudo o resto." Quem fala assim, é uma viciada confessa: Cindy Jackson já fez 47 operações do género. Ontem esteve no Porto, a falar de um vício que especialistas em plásticas, ouvidos pelo DN, não consideram normal. Cindy Jackson, nascida nos EUA, em 1955 (mas com o ar de um trintona), foi uma das oradoras do segundo e último dia do VI Congresso Internacional do Espaço T, subordinado ao tema "O desejo". Com o sonho de " se parecer como Brigitte Bardot", a escritora, cantora e dona de uma gama de produtos cosméticos tem feito cirurgias um pouco por todo o corpo (das pernas aos cabelos, passando por glúteos, seios ou nariz... três vezes). "Há vinte anos, quando comecei, diziam-me que ia ficar horrível passados vinte anos. Continuo na mesma e estarei igual em 2029", afirmou Jackson, apregoando o seu estilo de vida e a "procura da beleza". Mas a verdade é que o caso de Cindy - registado no Livro dos Recordes como a pessoa que fez mais cirurgias plásticas no Mundo - é encarado por Biscaia Fraga e Victor Fernandes, especialistas na matéria, com um misto de surpresa e reprovação. "Ela fez 47 operações? Meu Deus, isso não é normal", reagiu Biscaia Fraga, assegurando que tal caso não tem paralelo em Portugal. "No limite, há estrelas do espectáculo que fizeram cerca de 10." O mesmo número é apontado por Victor Fernandes, também cirurgião plástico. "A atitude dessa senhora é um bocado estranha. Três ou quatro operações, quando muito, é o normal", explica, admitindo conhecer celebridades que também passaram a dezena. Fernandes, assim como António Reis Marques, psiquiatra, recusam falar de "dependência ou viciação" em operações, mas admitem que há pessoas com baixa auto-estima que as procuram em excesso. "Aí terão de encontrar um cirurgião plástico com bom-senso, que lhe explique que elas não são solução" aponta Reis Marques. Biscaia Fraga mostra preocupação com "miúdas de 21 anos", que conhece, "que já vão na terceira operação". "É exagerado", admite. Mas quais são as cirurgias mais solicitadas? Biscaia Fraga responde: "Lipoescultura (extracção de gordura), mamoplastia de crescimento e aumento de glúteos, nas mais jovens, e eliminação de rugas na face e pescoço, nas mais velhas". Cindy Jackson já fez todas.
Rui Marques Simões

In Diário de Notícias de 29 de Abril de 2009
+ + + + + + + + + + + + + + + +

Uma baixa auto-estima da senhora em causa e a sua consequente procura de uma “beleza” de pástico, ilustram perfeitamente os valores pelos quais se pautam os tempos que vivemos, em que a mudança, naquilo que é superficial, esconde a ausência dos valores mais profundos, esses sim, a precisarem, na maior parte das vezes, de uma verdadeira regeneração.
Ab-Integro