terça-feira, 21 de abril de 2009

Uma Fábrica de Estrelas

A Constelação de Orion armazena no seu interior uma enorme fábrica de jovens estrelas que lançam repuxos de gás em todas as direcções.

Segundo anunciaram os astrónomos do Joint Astronomy Center en Hawai, uma nebulosa que se encontra na zona conhecida como “a espada de Orion” contém uma enorme zona repleta de estrelas imaturas.

Estas jovens estrelas lançam repuxos de moléculas de hidrogénio para biliões de quilómetros no espaço, segundo informam os autores da descoberta, que apresentarão os resultados obtidos durante a reunião anual de Astronomia do Reino Unido.

“A investigação sobre a formação de estrelas é fundamental para compreender como a nossa própria estrela , o Sol, e os planetas que o orbitam se formaram. Muitas das estrelas que estão a nascer agora em Orion evoluíram exactamente como o nosso Sol. Algumas, inclusive, poderiam possuir planetas similares à terra, à sua volta”, assegurou Thomas Stanke, do Observatório Europeo Austral en Garching , na Alemanha, que participou no estudo.

Para conseguir chegar a esta descoberta, a equipa internacional de astrónomos utilizou imagens do Telescópio de infravermelhos do Reino Unido, no Hawai, do Telescópio IRAM em Espanha e do Telescópio espacial Spitzer.

In Jornal El Mundo, edição de 20 de Abril de 2009

Tradução Ab-Integro