terça-feira, 12 de maio de 2009

Alvoroço por Uma Nova Ordem

Actos 17:6, Tessalónica, urgente!!!!

[ E, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui ]

Inimigos dos pregadores paulo e silas chegam à cidade de tessalônica a fim de prendê-los, incitam o povo e conseguem encontrar a casa onde estão hospedados… é a casa de jasom.

Como os pregadores não estavam mais lá, já haviam saído da cidade, arrastam jasom e o entregam para as autoridades.

Acusam-no de ter abrigado aos que estão transtornando o mundo, agindo, segundo eles, contra os decretos de cesar, porque anunciam que há um outro rei, chamado Jesus.

As autoridades não encontram culpa em jasom, e o mandam de volta para a sua casa.

De facto esses pregadores não anunciam que há um outro rei, chamado Jesus; eles afirmam que há um só rei, e o nome dele é Jesus.

Um ser verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus que, morto na cruz, pelos romanos, ressuscitou três dias depois de sua morte, conquistando vitória sobre a morte e sobre a maldade e seus agentes, recebendo, então de Deus, o direito de reinar soberano sobre todo o universo e os seus habitantes.

Para esses pregadores o mundo está sob nova direção.

Para eles há uma nova ordem, sob um novo rei, Jesus, daí conclamam todos os seres humanos a se renderem a esse novo rei; prometem que todos os que se renderem serão libertos das trevas, e receberão a vida do próprio rei, o que significa que serão pessoas livres para amar e para servir ao próximo, e, além disso, serão curadas de suas enfermidades emocionais e receberão novas capacidades para servir a humanidade.

Exigem, em nome da nova ordem, profundas mudanças na política, na economia e na sociedade, de modo geral.

São contra toda forma de corrupção, querem uma democracia plena, uma economia solidária, que privilegie o pobre, que produza distribuição de renda; querem reforma agrária, porque não admitem que haja tão pouca gente com tanta terra que acabe por não haver terra para ninguém mais, além disso, acreditam que a terra é um bem para todos e não só para alguns.

Querem saúde, escola, transporte e moradia digna para todos, uma verdadeira reforma urbana.

Demandam que, em nome do rei Jesus, toda a sociedade se reorganize para produzir esses valores e realidades, por meio de um novo modelo de progresso que preserve e recupere o meio ambiente, porque entendem que a terra deve ser um jardim, de beleza comunitária, onde o ser humano seja, ao mesmo tempo, o jardineiro e parte do jardim.

Por Ariovaldo Ramos

Via Laion Monteiro