sábado, 23 de maio de 2009

Velhos são os Trapos

Faleceu na passada Terça-Feira, 19 de Maio, a Blogueira Maria Amelia Lopez, aos 97 anos de idade.
Que tem isso de extraordinário ? Numa abordagem simplista, nada. Pessoas com 97 anos de idade cumpriram um longo percurso de vida, e o normal é que poucos de nós possamos vir a chegar à idade de Maria Amelia, especialmente com a mesma disposição e espírito que ela revelava. O que pode ter de extraordinário é que o seu Blogue tenha movido milhões de pessoas a visitar o mesmo e que esses milhões de visitas lhe tenham valido, até, ser ela própria, visitada pessoalmente pelo primeiro ministro espanhol, José Luis Zapatero, de quem era apoiante.
Segundo a própria, foi o seu neto que a introduziu no mundo da Internet. Depois, ela começou a fazer do seu Blogue uma ocupação que a roubava à letargia a que habitualmente as sociedades de hoje condenam os anciãos, como se estes não tivessem mais nada para nos dar. Maria amélia Lopez passou ao lado desse estigma social com que são olhados os idosos, na maior parte das vezes descarregados em "lares" que são autênticas antecâmaras da morte.
Velhos são os trapos.
Chega à minha memória um trecho do Salmo 92:
12 O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.
13 Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus.
14 Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos.
Que descanse em Paz, Maria Amelia Lopez, na expectativa de que a tenha encontrado, durante a sua vida, em Cristo.
O Blogue de Maria Amelia Lopez pode ser visitado Aqui.
Que o seu exemplo sirva para que familiares de anciãos olhem, com outros olhos, a pessoa idosa, que merecerá sempre o nosso respeito, carinho e amor na curva descendente da sua vida.
Jacinto Lourenço