sexta-feira, 15 de maio de 2009

A Depressão de Elias

I Reis 19:1-7.

O grande profeta Elias, repetida e grandemente usado por Deus, após uma ameaça de morte da rainha maldita, Jezabel, encontra-se exausto, deprimido, refugia-se debaixo de um zimbro, e pede a Deus que o mate, pois já não aguenta mais. O que podemos aprender com o quadro depressivo de Elias?:

1. A exaustão, a depressão, a falta de ânimo, podem vir a qualquer altura. Mesmo depois de uma grande vitória pode vir uma grande provação (19:2).

2. Apesar de a mão do Senhor estar sobre nós, isso não nos isenta de estados de alma ou psicológicos derrotistas e negativos (18:46).

3. Quando estamos em baixo, a nossa primeira reacção é desistir, Elias sentou-se e deitou-se debaixo da primeira sombra (19:4).

4. A segunda reacção é compararmo-nos com os outros. Elias comparou-se com os pais, os antepassados, os mais velhos, e achou-se pior do que eles (4). Como se tivéssemos que ser melhores do que os outros.

5. A terceira reacção é inventar um escape. É das bagas do zimbro que se faz a genebra, licor espirituoso feito com aguardente.

6. A quarta reacção é querer morrer. Elias dormiu (5).

7. Mas Deus vela por nós, para nos levantar, dar ânimo e alimentar, preparando-nos para a jornada, pois ainda temos um caminho pela frente (5,6).

8. Mesmo em situação do maior desespero há sempre uma esperança (18).

Conclusão: Tomar consciência do nosso estado e do que nos levou a ele. Compreender que não somos de plástico, nem de ferro, nem super-heróis. Entender que não somos capazes de resolver sozinhos a nossa situação. Ter consciência de que Deus tudo sabe e tudo conhece.

Acreditar que Deus tem a solução e que não desistiu de nós. Ele nunca desiste.

Pr. Brissos Lino

Via Igreja do Jubileu