domingo, 14 de março de 2010

O Amor Faz a Diferença !

A carta que João, por revelação de Jesus Cristo, escreve à igreja situada na cidade de Éfeso, cidade da qual, na actualidade, restam apenas ruínas que, apesar de tudo, nos dão conta das suas fervilhantes actividades sociais e económicas, é a que abre uma sequência de sete cartas que seriam escritas ás igrejas situadas na Ásia Menor. Esta primeira carta, contida no livro de Apocalipse da Bíblia Sagrada, é um convite. Um convite à reavaliação. Esta igreja precisava reavaliar-se rapidamente ou perderia a sua posição privilegiada no coração do Senhor. A realidade a que Jesus chama a igreja, para que se reavalie, é a da perda do primeiro amor. A verdade é que, quando abandonamos, ou esquecemos o amor cristão, isso significa que outras coisas já tomaram o seu lugar na igreja e no coração dos cristãos, e são precisamente “essas outras coisas” que a podem levar a perder a sua missão no mundo que a cerca, bem como a visão da pátria celestial .

“Lembra-te pois de onde caíste, e arrepende-te e pratica as primeiras obras, quando não brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o castiçal, se não te arrependeres” .

Mesmo sendo isso perfeitamente óbvio, para qualquer igreja bem fundada nos “rudimentos da fé cristã”, como era a de Éfeso, ela estava contudo a cair no erro de fazer todas as coisas que uma igreja de Deus deve fazer mas sem estar embebida no Amor do Senhor. E isso retira a Luz à igreja; fica sem capacidade de ver claramente. O problema, em Éfeso, não era falta de actividade, negligência ou até mesmo a preguiça. O Senhor Jesus disse : “Conheço as tuas obras”, numa alusão evidente ao muito serviço em que os cristãos de Éfeso estavam envolvidos. A questão é que esse serviço já não se encontrava em sintonia com o amor, que entretanto desaparecera dos seus corações. O volume de serviço em Éfeso mostrava-se mais em linha com filantropia pura e, filantropia, como bem sabemos, pode ser exercida por qualquer instituição mesmo que não cristã. Na igreja e entre o povo de Deus o que faz a diferença não é a atitude de filantropia mas o Amor nos nossos corações, e esse só Deus pode oferecer a cada um que se abre à Sua oferta.

***

Jacinto Lourenço