quarta-feira, 1 de abril de 2009

100 Horas de Astronomia

Portugal com 28 eventos nas '100 Horas de Astronomia'

Os astrónomos portugueses vão realizar 28 eventos em todo o país, entre quinta-feira e domingo.

Portugal torna-se, assim, um dos países europeus mais dinâmicos no quadro da iniciativa '100 Horas de Astronomia'.

Esta iniciativa, que se integra no Ano Internacional da Astronomia, pretende fazer com que, no mundo inteiro e ininterruptamente durante 100 horas, as pessoas possam observar o Universo através de um telescópio, assistir a uma palestra ou ver uma sessão num planetário.

A adesão foi grande e estão programados mais de 1.500 eventos em quase uma centena e meia de países, o que o torna o maior evento científico de sempre aberto ao público, estimando os promotores que cerca de um milhão de pessoas participem nas várias iniciativas.

Portugal contribui com 28, de Trás-os-Montes ao Algarve, o que o torna um dos países mais dinâmicos da Europa, ao nível da Suiça, Alemanha e França.

Uma das iniciativas programadas denomina-se 'E agora eu sou Galileu', na qual os astrónomos amadores são convidados a disponibilizar os seus telescópios em locais públicos, permitindo que o maior número possível de pessoas possa observar o céu nocturno.

A 'Volta ao Mundo em 80 Telescópios' é outra iniciativa integrada nas '100 Horas de Astronomia', permitindo ligações em directo aos mais importantes observatórios astronómicos do mundo, em locais como o Chile, as Canárias ou a África do Sul.

Entre muitas outras iniciativas, merece referência a que vai decorrer no Centro Multimeios de Espinho, onde será possível passar uma noite diferente de sábado para domingo.

Equipados com sacos-cama, pais e filhos poderão passar a noite 'ao relento' no planetário, decorrendo ao longo da noite diversas actividades pedagógicas vocacionadas para os mais novos.

Nos Açores, a Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, organiza um congresso internacional de astronomia.

O Ano Internacional de Astronomia é organizado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Fundação Calouste Gulbenkian, Ciência Viva e Sociedade Europeia de Astronomia

In Jornal Diário de Notícias Online de 31 de Março de 2009