quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

"Ab Integro" Faz Hoje Dois Anos

Dois anos estão passados sobre a divulgação na Rede deste blogue, o Ab Integro. É um motivo de grande satisfação. Transcrevo abaixo as palavras que escrevi então no dia 23 de Dezembro de 2008. Reitero, mantenho e projecto para o futuro o que deixei dito, até pela sua actualidade.
+
Muita coisa aconteceu em dois anos, mas tudo me deu a certeza da oportunidade que levou à existência do Ab Integro. Reacções muito positivas da parte de muita gente que nem sequer me conhecia. Reacções maldosas de quem achava que teria alguma coisa a perder com o aparecimento deste Blogue, ignorando talvez estes últimos as palavras do apóstolo Paulo aos Filipenses e que sempre fiz minhas : Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
+
O objectivo deste blogue mantém-se integralmente fiel ao que foi traçado e escrito por mim faz dois anos. A fidelidade aos princípios e valores recebidos de Deus é uma âncora que garante estabilidade e um futuro à minha vida e da minha família que comigo os partilha. Estamos juntos na caminhada que Deus escolheu para nós. Ultrapassámos crises e dificuldades com a força recebida do Senhor Jesus Cristo. De onde presumíamos fraquezas e debilidades, retirámos força para prosseguir. E aqui estamos, prontos para continuar por quantos anos Deus deseje, na convicção de que, como sempre temos feito ao longo da nossa vida, o podemos servir através da palavra escrita.
+
Não somos perfeitos mas demandaremos a perfeição aprendendo também com os nossos erros. Há muito ainda a frazer no Ab Integro; seguramente que iremos melhorar , tanto no capítulo dos conteúdos como no aspecto gráfico, assim o Senhor Jesus nos dê ânimo, força e criatividade suficientes para isso, mas de uma coisa temos a certeza: a linha editorial será fiel aos princípios com que partimos há dois anos.
+
Que Deus abençoe fortemente todos os amigos, conhecidos e desconhecidos, que fazem o favor de nos acompanhar diariamente. Que a Paz e a presença de Nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos neste Natal.
+
+
+
Jacinto Lourenço
* * *
"...Não teve um "parto fácil" este blogue, tendo passado mesmo por momentos de incerteza quanto ao rumo a seguir; acresce também que colocar na "rede" uma página pessoal é forçosamente um atitude que requer ponderação. Desde logo, sobre o interesse que tal página possa vir a ter para uma comunidade alargada de "internautas" onde, como é óbvio, navegam mil e um olhares e motivações distintos. A certeza de que deveria avançar para uma divulgação mais célere, acabou por se revelar através de uma descoberta, no meio de "sombras e luzes", de qual o objectivo, qual o alvo ou alvos para o meu Blogue. Em consequência dessa descoberta, a deslocação dos holofotes do eventual interesse sobre mim próprio, ou daquilo que eu valha ou tenha para dizer, para o que eu represento enquanto pessoa e cristão convicto da minha fé naquele que me redimiu, o Senhor Jesus Cristo, foi absolutamental natural . Não deixando de falar de mim ( o que comporta desde logo um "risco de exposição" com que não estou ainda familiarizado ), porque é o mínimo que pode ser feito para que esta página possa garantir autenticidade e verificação matricial dos valores e padrões nela encontrados por quem cá "deixar rasto", não sou eu que interesso em especial. Importante serão os conteúdos e a liberdade que teremos ( tanto eu como quem entender deixar os seus comentários ) para os abordar em afloramentos que provavelmente só serão possíveis em Fóruns como este. Os últimos 37 anos da minha vida têm sido balizados por Cristo. São as marcas que Ele tem deixado no meu percurso, que me animam, desafiam e incentivam a avançar. Tem sido sempre assim. O apóstolo Paulo, homem de Deus que aliou a sua grande visão e vivência espiritual a um percurso, também ele humano, de "combates", como metaforicamente afirmou nos seus escritos epistolares, disse a determinada altura aos cristão da Galácia: "Desde agora ninguém me inquiete porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus". São essas marcas, indeléveis também em mim, que dão substância a esta decisão de divulgação pública do AB-INTEGRO ainda em 2008. São elas que determinam a minha forma de sentir, observar, intervir. O pulsar deste Blogue depende e dependerá sempre das "marcas" que ostento; da minha identidade, cidadania e filiação no Reino. O meu principal desiderato passa por ficar com a absoluta certeza de que a perspectiva que cruza esta página pessoal, em relação a tudo o que a ela vier, cumpre com a minha matriz e responsabilidade cristã, enquadradas sempre pelo amor de Deus e pelo Seu permanente compromisso de vinculação, renovação e actualização na vida de cada homem em particular e nas gerações que se sucedem. Um Deus de Luz, não quer escurecer o nosso caminho ou castigar-nos rigidamente em cada falha. Na essência, as suas "marcas" em nós, demonstram a capacidade infindável que Jesus tem para nos amar, mesmo quando o desiludimos, quais "Pedros" na voragem de acontecimentos fatídicos num qualquer pátio . Se um blogue poder ter uma dedicatória, então eu faço-a neste momento ao meu Senhor, à minha família, aos meus amigos e àqueles que se cruzem aqui comigo na construção desta "casa comum" . Procurarei honrar a todos, já que nem sempre será possível conjugar o verbo "agradar", seja por incapacidade, inépcia, impossibilidade ou imperativo ético, moral ou espiritual."
+
+
+
Jacinto Lourenço