sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Uma Canção de Natal vale Mais que um bolo-rei

+

+

+ + Há um ou dois dias atrás olhava desinteressdamente para o que passava num telejornal quando algo em particular prendeu a minha atenção; tratava-se de uma fábrica, na cidade da Guarda, que encerrava portas e mandava para o desemprego cerca de 300 trabalhadores. Nas mãos, todos eles traziam, à saida, uma caixa contendo um bolo-rei com um decorativo lacinho a enfeitar. Dizia o repórter que a empresa lhes tinha pago dois meses de salário por cada ano de trabalho cumprido. Dois meses de salário e um bolo-rei, é quanto vale a vida de um trabalhador em Portugal. O bolo-rei ou se come agora ou endurece. O dinheiro, como bem sabemos, ainda que possa guardar-se em conta bancária, leva-o a crise e a inflação ou as necessidades diárias de quem não tem outros rendimentos para sobreviver para além de um salário que acabou. Resta a vida, a vida de uma pessoa, de quem dependem outras pessoas: filhos, esposa, marido, pais ou outros parentes. Diz-se que o "capital não tem rosto. As pessoas sim, têm rosto, vida, alma. O "dinheiro" não pode comprar vidas, mas utiliza-as como se fossem mercadoria e desfaz-se delas quando do outro lado do mundo outras vidas se lhe hipotecam.

+ Estranha forma e estranha época para este acontecimento triste. O dinheiro e a ganância do lucro, prova-se, são inimigos do Natal e das pessoas.

+ Difícil será desejar um feliz Natal a quem "roubaram" o emprego a troco de um bolo-rei.

+ É a pensar em tantos milhões de pessoas que acham que a palavra Esperança é uma mera figura de retórica e que contemplam o fulgor das luzes com um brilho triste nos olhos, quedeixamos esta canção de Natal. Natal transmite alegria e Esperança real em tempos de incerteza no futuro. Natal é a renovação da vida e a a certeza de que, com Cristo no coração, seguimos um rumo certo. A Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus,diz: "pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti". É esta a promessa de Deus. E quando Deus se compromete, Ele não falha nem arranja desculpas para não cumprir om prometido.

+ + Baseados nesta certeza, desejamos a todos um Feliz Natal de 2010.

+

+

+

Jacinto Lourenço